terça-feira, 22 de abril de 2014

Cartografia digital de 13 municípios quase concluída

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) disponibilizará brevemente a cartografia digital das 13 autarquias associadas, num projeto concretizado pela empresa Municípia, à qual foi adjudicado o trabalho.
 
Com estes novos mapas, as autarquias vão poder modernizar a gestão territorial, uma vez que a cartografia digital «permite superar as limitações dos mapas analógicos e promover o uso dos Sistemas de Informação Geográfica, o que facilita o trabalho dos técnicos das autarquias e, consequentemente, o serviço prestado aos munícipes». O projeto consiste na execução de cartografia numérica vetorial de uma área de cerca de 557 mil hectares (à escala 1:10.000 e 1:2000) e que abarca os concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. Foi ainda elaborada uma ortofotocartografia à escala 1:2.000 para os respetivos núcleos urbanos.
A cartografia será integrada no Sistema de Informação Geográfico da AMCB (em sig.amcb.pt), que permite ao cidadão a emissão de plantas de localização ou delimitação de parcelas/consulta de informação no atual PDM. O projeto representou um investimento de cerca de 500 mil euros, comparticipados pelo Fundo de Coesão Social, no âmbito do ProtecMUN desenvolvido pela AMCB com o apoio da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
 
In jornal "O Interior"

Sem comentários: