domingo, 3 de março de 2013

PENAMACOR QUER DEBATER REFORMA

RCB
Assembleia Municipal de Penamacor quer promover um debate concelhio em torno das propostas do governo para a reorganização das NUT´S. Os deputados de todas as bancadas aprovaram por unanimidade uma moção apresentada pelo presidente do órgão e em que se lamenta que o novo mapa administrativo do território esteja a ser elaborado sem ouvir as populações. 

Quinta, 28 de Fevereiro de 2013 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Para Jorge Seguro "não faz, na minha opinião, qualquer sentido que esta reforma esteja a ser discutida sem que a assembleia municipal tenha conhecimento oficial de qualquer proposta para a reorganização das NUT´S e nesse sentdido aquilo que esta moção propõe e que a nossa voz seja ouvida antes de ser tomada qualquer decisão final uma vez que, aquilo que nós sabemos é que a proposta do governo aponta para que Penamacor integre a comunidade intermunicipal da beira interior sul, juntamente com os concelhos de Castelo Branco, Idanha, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova".
Para o líder da bancada da coligação "Todos por Penamacor" esta proposta "acaba por ser um caminho que eu já defendi há alguns anos quando considerei que era mais benéfico do que uma união a norte". No entanto Francisco Abreu considera que a melhor solução seria a união de toda a Beira Interior na mesma NUT "uma opção que ainda não foi concretizada porque alguns autarcas, como são os casos da Covilhã e de Castelo Branco, que continuam a comportar-se como prima donnas e parece que se esqueçem que a partir de Outubro vamos ter novos intervenientes políticos".
Amadeu Neves, da bancada do PS, considera que "todo este processo está envolto numa grande trapalhada; já nos mandaram para o norte e para o sul e nem sequer nos perguntaram nada". Mas as críticas do deputado socialista tiveram também como alvo a maioria da câmara municipal "vão sair em Outubro mas duvido que o façam pela porta grande; quando é que o executivo nos vais dizer o que é que quer? como é que vamos pagar a nossa dívida ?" interroga.
Já o presidente da câmara de Penamacor entende que é necessário um amplo debate sobre a matéria. Mas há um cenário que Domingos Torrão descarta à partida "opção pelo médio tejo nunca; isso foi o nosso ponto de partida, entretanto o processo também evoluiu e neste momento estamos ao lado dos concelhos a sul do distrito mas penso que há ainda que debater essa opção pois eu, enquanto autarca, não sei que poderes vou ter para tomar uma decisão dessas".Para o  autarca de Penamacor o cenário ideial seria conseguir a união entre a Beira Interior Sul e a Cova da Beira. Domingos Torrão refere que "nesse caso o concelho de Penamacor poderia ter uma cartada importante em todo este processo e eu ainda não perdi a esperança de que tal venha a suceder".
O tema vai ser alvo dum novo debate na próxima reunião da assembleia municipal de Penamacor, agendada para Abril.

Sem comentários: