Os hospitais da Covilhã e de Castelo Branco acordaram receber os doentes do concelho de Penamacor que a partir de 12 de novembro recorram às urgências no período noturno.
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULS) anunciou a redução do horário de Centro de Saúde de Penamacor de 24 para 12 horas diárias durante a semana, após a Câmara de Penamacor ter comunicado não continuar a comparticipar o funcionamento entre a meia-noite e as 8 horas.
O serviço era assegurado desde fevereiro de 2004 e custava cerca de 250 mil euros por ano aos cofres da autarquia, que alega constrangimentos orçamentais.
No aviso divulgado a 10 de outubro, a ULS de Castelo Branco informava que os casos de urgência seriam reencaminhados para Castelo Branco, apesar de uma parte das freguesias do concelho estar mais perto do hospital da Covilhã.
«Falei com o diretor do hospital da Covilhã, que vai receber os doentes do norte do concelho só em situação de urgência e a ULS continua a pagar a deslocação», disse Vieira Pires, presidente da ULS de Castelo Branco.
Esta solução evita que alguns habitantes do concelho tenham de percorrer 70 quilómetros até ao Hospital Amato Lusitano, de Castelo Branco.
In jornal "O Interior"
Sem comentários:
Enviar um comentário