quarta-feira, 10 de outubro de 2012

AUTARQUIAS EM TRIBUNAL

Belmonte e Penamacor são dois dos 10 municípios que foram alvo de uma acção administrativa por parte da empresa “Águas do Zêzere e Côa” com vista ao pagamento de dívidas das facturas de abastecimento de água.
No final da última reunião da assembleia municipal, que decorreu de forma descentralizada na freguesia de Inguias, Amândio Melo não se mostrou preocupado com a situação uma vez que, afirma o autarca, esta acção administrativa resulta do estatuto do gestores públicos "aquilo que nos disseram é que esta acção resulta desse estatuto uma vez que os gestores podem ser penalizados caso não façam cumprir os pagamentos ao estado mas, como sabem, nós temos um diferendo a propósito desta matéria e como tal não estou muito preocupado".
O presidente da câmara de Belmonte, que também integra o conselho de administração das “Águas do Zêzere e Côa”, garante que "todos os municípios envolvidos vão contestar esta situação uma vez que as verbas exigidas resultam do aumento retroactivo dos preços da água e nós não podemos cobrar novamente aos municípes esse valor".
À câmara de Belmonte é exigido um pagamento de 59 mil euros enquanto que a dívida do município de Penamacor é de 87 mil. Um processo que envolve também oito municípios do distrito da Guarda a quem a empresa multi-municipal de abastecimento de água exige o pagamento de dívidas num valor superior a 1 milhão e 300 mil euros.
Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: