sábado, 29 de agosto de 2009

PENAMACOR RECUPERA PATRIMÓNIO HISTÓRICO

Igreja do Convento procura classificação

A Igreja de Santo António está restaurada, mas, agora, são necessárias obras de requalificação do Convento.

A Igreja de Santo António, localizada no convento com o mesmo nome, em Penamacor, propriedade da Santa Casa da Misericórdia, recuperou o esplendor de outros tempos. As obras de restauro do templo religioso são inauguradas sábado, numa cerimónia em que estará presente o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, que foi o anterior provedor da Misericórdia de Penamacor, e o Bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício.

As obras de restauro tiveram início em Abril de 2005, sendo que o restauro terminou em Junho de 2006. O restauro foi, de facto, o mais importante, tanto ao nível da Igreja, como da Sacristia, mas também foram feitas intervenções no que respeita ao levantamento e reposição do chão, o que conduziu a uma intervenção arqueológica.

O provedor da Misericórdia, João Cunha, recorda que por "baixo do chão da Igreja há sepulturas, pelo que foi decidido fazer uma intervenção arqueológica, aproveitando o facto de estarem à vista", com a finalidade de "se saber mais sobre a história".

Adianta que o chão da Igreja "esta assente sobre divisórias em granito, que foram os talhões, existindo 18 sepulturas de cada lado da coxia", para adiantar que as sepulturas "não foram identificadas", até porque "mesmo as ossadas existentes eram muitíssimo poucas".

In jornal "Gazeta do Interior"

Sem comentários: