quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SOLICITAÇÕES AUMENTAM

 RCB
Encerramento do serviço de atendimento permanente no centro de saúde de Penamacor tem provocado um aumento de chamadas de socorro para os bombeiros voluntários daquela vila. A afirmação é feita pelo adjunto do comando da corporação que faz o balanço da actividade dos soldados da paz dois meses depois do encerramento do SAP.


Hoje, às 15:48 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Embora sem quantificar, Luís Cruz admite que "desde que o SAP encerrou, os bombeiros tem sido chamados para mais situações e até agora nenhum caso ficou sem resposta; é claro que isso só é possível devido ao envolvimento de todo o corpo activo neste processo e esperamos que o protocolo que está a ser elaborado possa ser assinado em breve para melhorar a qualidade do serviço prestado".
Esse acordo envolve o INEM, o centro hospitalar da Cova da Beira e a ULS de Castelo Branco e que pretende colmatar a lacuna no apoio às populações originada pelo encerramento do serviço de atendimento permanente no centro de saúde da vila. Nesse sentido a corporação vai ter duas novas ambulâncias "que devem ser entregues já no próximo dia 1 de Abril" afirma o presidente da direcção. Porfírio Saraiva acrescenta que "nestas novas ambulâncias vamos ter equipas preparadas para acorrer às chamadas e através duma linha própria com as unidades de saúde encaminhar os doentes para os respectivos hospitais; é um sistema pioneiro em Portugal e que pretende que os doentes não urgentes possam ser tratados ao domicilio".
 O aumento do número de solicitações é apenas uma das faces deste problema, uma vez que também tem aumentado os pedidos de transporte em ambulância de doentes não urgentes, sendo que "em muitos casos o pagamento não é efectuado". Uma situação que, de acordo com o presidente da direcção dos bombeiros está a trazer dificuldades financeiras acrescidas ao funcionamento da corporação "se não fosse o subsídio mensal que nos é atribuido pela câmara de Penamacor não sei como é que este problema poderia ser resolvido".

Sem comentários: