terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Penamacor: Tertúlia sobre Ribeiro Sanches ao serviço do turismo cultural da BIS

 Penamacor: Tertúlia sobre Ribeiro Sanches ao serviço do turismo cultural da BIS
Numa iniciativa da ADRACES, em parceria com a Câmara Municipal de Penamacor e a Progestur, o Convento de Santo António, em Penamacor, acolheu, no passado dia 26 de Janeiro, a tertúlia "Ribeiro Sanches -de Penamacor a São Petersburgo e Paris".
A reunião cultural inclui-se no projeto "CulBIS - 12 meses! 12 temas", um conjunto de tertúlias, 12 por ano, uma em cada mês, realizadas rotativamente nos quatro concelhos de intervenção da ADRACES (Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão). Os encontros resultam na aposta de desenvolvimento de uma estratégia de valorização identitária do território, centrando-se em elementos imateriais, de riqueza ímpar e subaproveitados do Património, Cultura e História da Beira Interior Sul, envoltos num caráter místico único que só encontramos neste território.
Um dos objetivos fulcrais do projeto passa por "aproveitar o conhecimento transmitido nas tertúlias e documentá-lo em vários formatos para ser usado em estratégias de turismo na região", garante António Realinho, diretor da ADRACES.
A primeira tertúlia versou sobre a vida e obra do intelectual penamacorense Ribeiro Sanches, médico, grande mestre e pedagogo do pensamento europeu do século XVIII, propalador dos ideais de igualdade e fraternidade, sob a influência do pedagogismo da Idade das Luzes. Distinguindo-se na venereologia, com valiosos contributos na Enciclopédia D'Alembert e Diderot, este beirão que nos honrou no mundo e engrandece a nossa identidade, de Penamacor a Paris e São Petersburgo difundiu o “espírito beirão”, como referenciou a Imperatriz Catarina a Grande “nasceu para ser útil, não a si próprio, mas ao mundo todo”. A mesa de oradores contou com especialistas académicos que dissertaram sobre as várias vertentes do cidadão ilustre, mas frequentemente esquecido e ostracizado.
O próximo encontro está agendado para finais de Fevereiro e dedicará uma reflexão e amadurecimento intelectual sobre a forte influência dos templários na cidade de Castelo Branco durante os séculos XI e XII e, por inerência, em todo o território da Beira Interior Sul.

In "Diário Digital Castelo Branco"

Sem comentários: