sexta-feira, 6 de julho de 2012

PENAMACOR: REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA VAI ESTAR EM DEBATE


Órgãos autárquicos do concelho de Penamacor querem reunir com as populações das freguesias que correm o risco de ser extintas, ao abrigo da nova lei da reorganização administrativa do território.
A proposta foi apresentada por Domingos Torrão na última reunião da assembleia municipal. Embora se mostre contra qualquer proposta de extinção ou agregação, o autarca penamacorense considera que "a auscultação das populações é fundamental para uma melhor tomada de decisão e por isso lanço aqui o desafio à assembleia municipal para que até à data limite para nos pronunciarmos possam decorrer reuniões nas freguesias que podem estar em risco no sentido de ouvir as pessoas".
O repto do autarca foi aceite de imediato pelo presidente da assembleia municipal. Jorge Seguro afirma que "estarei sempre disponível para dar o meu contributo nesse sentido até porque estamos a falar duma lei que trás claras desvantagens para os concelhos do interior".
A bancada da coligação “Todos por Penamacor” estranha esta posição do presidente da assembleia municipal e Francisco Abreu recorda afirmações de Jorge Seguro numa das últimas reuniões do órgão "foi o senhor que disse que a assembleia municipal não se devia pronunciar sobre a matéria pois nenhum de nós foi eleito para extinguir freguesias; é esse o entendimento que eu continuo a ter".
Uma intervenção que levou Jorge Seguro a considerar que a auscultação das populações pode contribuir para uma melhor tomada de decisão "eu mantenho tudo aquilo que disse mas acho que neste momento é muito importante ouvir as populações pois a nossa tomada de decisão pode ser melhorada depois de ouvir o contributo das pessoas".

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

1 comentário:

Zé Morgas disse...

Há muito que deveria ter sido feito.