quinta-feira, 19 de julho de 2012

ANTÓNIO JOSÉ SEGURO APRESENTA LIVRO

O secretário geral do Partido Socialista estará no próximo dia 5 de Agosto em Penamacor no lançamento do livro “Estranhas e fantásticas histórias de Jólon”.
António José Seguro vai apresentar o livro do amigo com quem partilhou a redacção do extinto jornal A verdade de Penamacor “ele era o director do jornal e eu o chefe de redacção, será um reencontro de amigos”. Recorda José Lopes Nunes que é conhecido em Penamacor, e junto dos seus leitores por Jólon, como assina os seus textos que vão agora ser compilados naquele que será o seu primeiro livro.
São mais de 300 páginas numa recolha de quase 40 anos de histórias todas publicadas no Jornal do Fundão e na revista Viver “nestes últimos 39 anos recolhi em todas as freguesia do concelho de Penamacor, principalmente, mas também noutros concelhos da região, tradições, profissões em vias de extinção e histórias fantásticas de velhotes que basta terem mais de 50 anos e quem os queira ouvir”.
O livro é ainda um memorial a todos os personagens reais das histórias de Jólon que escreveu sobre todas as profissões extintas ou em vias de extinção na região “pedreiros, sapateiros, alfaiates, tecedeiras, até uma coveira, uma senhora que enterrava mortos ali na freguesia de Aranhas, um que fazia relógios de torre, em ferro, a maior parte destas pessoas já faleceram e o livro é no fundo um memorial a todos os que entrevistei”.
Aos 68 anos, Jólon publica o seu primeiro livro e deixa para mais tarde as histórias publicadas “que já não couberam neste” e as inéditas que tem guardadas na gaveta e na memória.  


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: