segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

LIGA COVIFIL – 12ª JORNADA

O destaque desta jornada vai para a vitória que a Atalaia do Campo alcançou no Trigueiros de Aragão em Alcains. A equipa do concelho do Fundão venceu por 2-1 e mantém-se na perseguição à ADEP, que venceu em V. V. Ródão por 5-1 e deixou o Alcains bastante mais longe em termos pontuais.

A equipa da Atalaia do Campo comandou as operações durante toda a primeira parte, mas foi muito próximo do intervalo que conseguiu materializar a sua superioridade em golo, alcançado na conversão de uma grande penalidade, por Hugo Brito. Na segunda parte foi ainda a Atalaia a ter mais iniciativas ofensivas e por via disso chegou ao segundo golo, aos 78’, na sequência de uma jogada individual de Hugo Brito que o próprio concluiu. O Alcains só em período de descontos conseguiu reduzir, na conversão de uma grande penalidade que André Cunha cometeu sobre Betinho e que o próprio converteu em golo, fixando o resultado final.

Em Vila Velha de Ródão a ADEP voltou a ter uma tarde muito tranquila e com os jogadores de Penamacor bem cientes das responsabilidade, não facilitando mesmo quando o jogo lhe começou a ficar de feição, como foi este o caso. Aos 15 minutos inauguraram o marcador, por Vasco André, o mesmo jogador, dez minutos depois, ampliou para 2-0. Ainda na primeira parte, próximo do intervalo Ricardo Costa colocou o resultado em 3-0 para os comandados de Hugo Andriaça. Na segunda parte os jovens ao serviço da equipa de Chico Lopes tiveram uma boa reacção que lhe permitiu reduzir para 1-3, só que Ricardo Costa estava inspirado e acabou por fazer mais dois golos e concluir um hat-trick para a sua conta pessoal. Vitória sem contestação da melhor equipa no Municipal de V. V. Ródão.

Em Oleiros a partida foi mais equilibrada do que os números finais querem fazer crer. A equipa de Natário chegou com alguma facilidade à vantagem por 2-0, com golos de David Facuncho, aos 19 e Esteves aos 24, mas depois sentiram a pressão que o Vitória exerceu sobre o seu último reduto. Aos 31 reduziu, por David, esteve próximo da igualdade, mas já próximo do final da primeira parte podia ter ficado a perdeu, novamente, com uma diferença de dois golos. Pepe carregou um adversário dentro da sua área de rigor mas depois conseguiu redimir-se do erro cometido defendendo a grande penalidade e também a recarga que se seguiu. Na segunda parte o jogo esteve dividido, com algum ascendente por parte do Vitória, mas numa boa transição Laranjo, aos 71 minutos, matou o jogo com a obtenção do terceiro golo da sua equipa.

Em Proença a equipa de Quim Manuel não se deixou surpreender e venceu a equipa de Escalos de Cima por 2-0. Fábio, sobre o intervalo abriu o activo para a equipa de Proença, na segunda parte, aos 58 foi a vez de Bruno Rodrigues arrumar com o jogo a favor da sua equipa ao conseguir o segundo golo do encontro.

Em Pedrógão, num jogo mal jogado, muito por influência do estado do terreno e da intensa chuva que caiu durante toda a partida, a equipa da casa venceu por 3-2 um Teixoso que nunca baixou os braços. O primeiro golo foi obtido ainda dentro do primeiro quarto de hora de jogo, por João Sousa, que concluiu um bom trabalho de Caronho. Aos 37 Luís Pedro, com um bom remate fez um golo muito vistoso e colocou a partida empatada. Na segunda parte, logo aos 10 minutos o Pedrógão voltou a adiantar-se no marcador, num lance de infelicidade de um defesa do Teixoso, que ao tentar aliviar mais não fez que introduzir a bola na sua baliza, mas não foi necessário esperar muito para de novo a partida ficasse, novamente, empatada, foi aos 65 num lance finalizado por Tiago Felizardo. Os jogadores do Pedrógão, que ainda a semana passada ouviram o seu treinador lamentar-se da falta de empenho de alguns deles, não quiseram passar por nova situação e foram à procura do tento da vitória, que alcançaram, aos 76’ na conversão de uma grande penalidade, superiormente batida por Caronho. O Teixoso, que passados 4 minutos ficou reduzido a 10 unidades por exclusão de André Reis, por duplo amarelo, pouco mais podia fazer.

No topo da Liga Covifil mantém-se a distância entre os dois primeiros, com a equipa de Penamacor a liderar com 31 pontos e a Atalaia do Campo, em segundo, com 25. Segue-se o Alcains, com 19 pontos e na 4ª posição estão três equipas: Pedrógão, Proença e V. Sernache, que fecham os seis lugares que dão passagem à fase de discussão do titulo.No próximo fim de semana a ADEP tem, em teoria, um jogo calmo, com o Vilarregense e a Atalaia do Campo recebe o Oleiros.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: