sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Castelo Branco: Distrito tem 6 Concelhos com menos de 10 mil habitantes


Mais de um terço dos municípios portugueses, sobretudo no interior, não chegam aos 10 mil habitantes, mas, apesar de representarem uma população reduzida, a maioria deles tem, em média, uma Junta de Freguesia para menos de mil pessoas.

Um total de 110 dos 308 municípios portugueses têm menos de 10 mil habitantes. Distribuem-se especialmente pelo interior do país e em zonas já despovoadas: no distrito de Portalegre, há 12 concelhos com menos de 10 mil habitantes e nove deles têm uma população inferior a cinco mil.

No distrito de Beja existem 10 municípios com menos de 10 mil habitantes, em Évora e na Guarda são nove estes pequenos municípios, em Bragança oito, em Vila Real, Viseu e Santarém sete e em Castelo Branco seis.

Apesar de representarem já uma população reduzida, a maioria destes concelhos (62 dos 110 municípios) tem mais do que um presidente da junta por mil habitantes, uma média significativa, se considerarmos que, por exemplo, segundo o ministério da Saúde, existe em Portugal apenas um médico de família para cada 1600 utentes.

Em 28 destes municípios há mesmo, em média, um presidente da Junta para menos de 500 habitantes.

Portugal tem atualmente 4260 freguesias, o que significa uma média de uma freguesia para cada 2497 residentes no território nacional.

Foi um decreto-lei de 11 de julho de 1822 que criou em Portugal 785 municípios e 4086 juntas de paróquia, mais tarde juntas de freguesia, mas as novas estruturas só se impuseram após a reforma de 1832 por Mouzinho da Silveira.


In "Diário Digital Castelo Branco"

Sem comentários: