sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Solução de continuidade nos bombeiros de Penamacor

Direcção propõe Joaquim Fonseca para novo comandante

O pedido de Penamacor está a ser analisado pelo comando nacional da Protecção Civil. Joaquim Fonseca é comandante interino desde a saída de Vítor Cunha.

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor propôs o nome de Joaquim Fonseca para novo comandante da corporação. A informação foi confirmada ao Reconquista por Porfírio Saraiva, o presidente da direcção, que espera ter uma resposta da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) tão breve quanto possível.

Joaquim Fonseca é actualmente comandante interino, tendo assumido as funções depois da saída de Vítor Cunha. O comandante demissionário invocou razões pessoais e familiares para a renúncia, como foi noticiado em Novembro último.

O presidente da direcção justifica a escolha de Joaquim Fonseca com a necessidade de não mexer muito no comando existente. A restante estrutura – que habitualmente tem um segundo comandante e comandante-adjunto – poderá ser nomeada logo que o novo comandante tenha o aval do comando nacional da ANPC.

A decisão está nas mãos de Carnaxide, mas em Castelo Branco a escolha de Joaquim Fonseca é vista com bons olhos. Rui Esteves, o comandante distrital operacional, do Comando Distrital de Operações de Socorro, considera o nome de Joaquim Fonseca uma escolha positiva, mas também necessária face à instabilidade vivida nos últimos meses.

“É preciso pôr a funcionar bem o corpo de bombeiros para que este responda de forma eficaz em termos operacionais”, alerta o comandante distrital.

O processo de homologação não tem um prazo estabelecido, mas Rui Esteves espera que fique decidido até ao final do mês. O pedido de homologação seguiu em frente há cerca de uma semana, depois de terem sido solicitados documentos em falta.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: