sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Moinho do Maneio recuperado para o turismo em Penamacor

Um pequeno paraíso à beira da Baságueda

Um antigo povoado à volta de um dos moinhos da ribeira da Baságueda está a dar lugar a um projecto turístico no concelho de Penamacor. Para já são apenas duas unidades, mas a ideia é crescer recuperando um património que outrora foi um modo de vida.

O caminho irregular em terra batida é apenas uma breve penitência para chegar ao paraíso. Nas margens da ribeira da Baságueda, a alguns metros da estrada para Valverde del Fresno, ergue-se o Moinho do Maneio. Em tempos fez parte de uma comunidade hoje praticamente extinta, mas que está a renascer à conta do turismo.
Rui Marcelo e Anabela Martins têm dedicado os últimos anos a recuperar o património da família. Onde antes havia apenas ruínas erguem-se hoje três casas de habitação. Uma é para o casal, que mora em Lisboa mas aproveita as férias e os fins-de-semana para voltar às origens. Foi nesta que começaram a receber amigos e depois pensaram que outros apreciariam um bom acolhimento.
As outras duas – baptizadas de casa da pipa e das andorinhas - estão de portas abertas aos visitantes. O objectivo é criar um projecto de alojamento local (ver destaque).
“Sempre tivemos uma paixão por isto e em 2002 conseguimos concretizar o negócio”, conta Rui Marcelo referindo-se à aquisição das parcelas de terreno, dispersas por cerca de uma dezena. Depois começaram a limpar e recuperar o terreno, que hoje está praticamente irreconhecível. Pelo meio há também muita burocracia, que ainda não acabou.
Muito do que existe foi feito de novo, mas não se desperdiçou aquilo que estava à mão. O mobiliário que decora as divisões é de outros tempos, mas está como se fosse deste. O mesmo aconteceu no reerguer das casas.
“Andei a reunir telha velha de vários sítios. Podia ter feito um telhado novo, mas não era a mesma coisa”, diz Rui Marcelo.
Sem água ou electricidade da rede as alternativas são um furo e o recurso à energia solar. Mas tudo funciona, garantem.
No Moinho do Maneio o regresso ao que é tradicional não acontece apenas dentro das quatro paredes. Os visitantes também podem aprender a utilizar o forno a lenha e fazer, por exemplo, as afamadas bicas de azeite. Se a intenção for relaxar, Anabela Martins propõe terapias como o Reiki, na qual é mestre.
Mas o forte é mesmo a natureza e essa vai até onde a vista alcança.
“Todo o concelho de Penamacor tem sítios tão bons ou melhores que muitos dos que existem lá fora”, diz Rui Marcelo com convicção. O outro património – em especial o histórico - também tem impressionado quem por lá passa, acrescenta Anabela Martins.
E quanto ao moinho, propriamente dito, ficam as palavras de Rui Marcelo: “Eu jurei a mim mesmo que aquele moinho vai funcionar”.
O Moinho do Maneio fica numa propriedade com cerca de 20 hectares, situada a oito quilómetros de Penamacor e a seis da fronteira de Espanha, junto a Valverde del Fresno.
Uma das unidades está equipada com duas camas, uma pequena cozinha, lareira, casa de banho e sala. A outra possui uma cama de casal, salamandra e casa de banho.
No preço de aluguer - que varia entre os 40 e os 50 euros por noite - está incluído o chamado pequeno-almoço "beirão". Há ainda descontos para estadias de três ou mais noites.
Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

2 comentários:

Anónimo disse...

Poquê o Moinho do Maneio,se está nas margens da ribeira da Baságueda.
O porquê estar no blogue de Pedrogão?

Pedro F. disse...

Porque se trata de uma notícia referente ao Concelho de Penamacor e, portanto, do interesse de todos os munícipes.

Cumprimentos