segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

A jornada que abriu o novo ano 2010 do Campeonato Distrital de Castelo Branco, teve dois desfechos que se podem considerar imprevisíveis, se bem que, fosse expectável que Pedrógão e Atalaia do Campo, não tivessem a tarefa facilitada. O líder perdeu em Oleiros e o vice-líder perdeu em Cernache do Bom Jardim.

Destes dois resultados aquele que acabou por ter números bem expressivos foi o que se realizou em Oleiros, com a equipa de José Ramalho a superiorizar-se à formação de Xana, por três golos sem resposta. A equipa do Oleiros conseguiu adiantar-se no marcador aos 9 minutos, num cruzamento / remate de Miguel com a bola a trair Tiago, o 2-0 resulta de um contra-ataque que Lúdvico finalizou, quando se esgotava o tempo para o descanso. Na segunda parte, pese o forcing que os homens de Pedrógão fizeram, para anular um resultado que lhe era adverso, foi novamente o Oleiros a marcar e a matar o jogo. Não começou nada bem este novo ano a equipa que lidera o campeonato distrital.

A Atalaia bem queria vingar a derrota que tinha sofrido em casa, perante este Vitória de Sernache na primeira volta, porém, apesar de ter feito muito para que o resultado fosse bem diferente, chegando a encostar a equipa de Simões Gapo ao seu último reduto, não conseguiu evitar que Rabat marcasse, já dentro do último quarto de hora e fixasse o resultado do jogo. O mérito do Sernache foi ter sabido tapar todos os caminhos da sua baliza, principalmente quando se apanhou em vantagem no marcador.

No Teixoso o Águias do Moradal tinha uma tarefa bem difícil de ultrapassar mas, com maior ou menor dificuldade lá conseguiu levar a água ao seu moinho, num terreno onde não é fácil para os outros candidatos somarem pontos. A vitória resultou de um remate de cabeça, apontado por Rui Rafael, aos 63 minutos.

Quem começou bem o ano foi a Desportiva do Fundão e logo com uma goleada à moda antiga. Os fundanenses venceram o Unhais da Serra por 9-0, com Hélder Rodrigues, que abriu o activo, a marcar por duas vezes, assim como Ricardo Morais, Nuno Batista ( um deles de grande penalidade) e Rui Lourenço a bisarem. Quem também fez o gosto ao pé foi Chiquinho que assinou o último da contenda. Uma nota para o Unhais da Serra. A equipa entrou de férias e, desde que jogaram para a 13ª jornada não mais voltaram a treinar. Estamos a falar de três semanas, ora, para uma equipa que já tem limitações estar tanto tempo sem treinar, não poderá almejar por resultados melhores que aqueles que tem obtido. É uma situação que deve merecer reflexão de todo o grupo de trabalho.

O Valverde teve o pássaro na mão mas, em período de descontos, deixou que o Proença se permitisse chegar ao empate. Na primeira parte não houve golos, embora tivesse havido oportunidades para isso, no entanto, no segundo período adivinhava-se que os golos iriam aparecer com naturalidade tal a forma como o jogo se estava a desenvolver. A primeira ameaça aconteceu aos 61’ quando Tiago Serra permitiu a defesa ao guardião contrário na sequência de uma grande penalidade, a castigar mão de Pequito. Passados 7 minutos o marcador foi inaugurado, por Martins, que deu vantagem à equipa de Valverde. Em período de descontos Daniel Alves comete falta dentro da área e Ricardo Alexandre não teve dificuldade em analisar o lance, assinalando grande penalidade, que Toni converteu no empate.Em Vila de Rei a equipa da casa superiorizou-se à Lardosa, vencendo por 2-1, com os golos da equipa da casa a terem dois protagonistas, no primeiro Nuno Alves serve Brunhinho para inaugurar o marcador e no segundo é Bruninho a servir Nuno Alves, para que o presidente do clube concluisse com perfeição o 2-0. A Lardosa reagiu na segunda parte mas o melhor que conseguiu foi reduzir para o 2-1- final.

Após esta jornada, com dois dos clubes da frente a perderem, o campeonato ficou muitíssimo mais equilibrado. Na liderança mantém-se o Pedrógão de S. Pedro, agora com 31 pontos, mas seguido de um trio constituído por Fundão, Atalaia do Campo e Águias do Moradal, a apenas um ponto. Quem se aproximou foi o Vitória, ocupando o 5º posto, com 25 pontos. Na posição que fecha a passagem à segunda fase é ocupada pelo Teixosense, com 23 pontos.

Na próxima jornada o destaque vai para a partida entre Atalaia do Campo e Desportiva do Fundão, mas a visita do Sernache a Pedrógão também deve merecer as devidas atenções.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: