sexta-feira, 31 de julho de 2009

Todos por Penamacor lança candidatura

Oposição apresenta-se à sombra do cartaz


A candidatura de Vitor Gabriel colocou um cartaz à porta da câmara, que foi retirado pela autarquia e recolocado pela oposição, que apresentou os primeiros candidatos no local da polémica.

O candidato da Coligação Todos por Penamacor à câmara municipal do concelho raiano pretende levar à justiça “aqueles que durante anos tentaram esconder o lixo debaixo do tapete e viciar as regras do jogo”. Uma intenção que Vitor Gabriel pretende cumprir caso seja eleito a 11 de Outubro, no âmbito de uma coligação que junta PSD, CDS-PP e Partido da Terra.
A apresentação da candidatura aconteceu à sombra do cartaz que a coligação colocou em frente à Câmara Municipal de Penamacor e que nos últimos dias tem gerado uma guerra com a maioria socialista. O candidato e actual vereador da oposição diz que a retirada dos cartazes por parte da autarquia de maioria socialista “foi uma flagrante violação dos mais elementares princípios da democracia”, admitindo a apresentação de uma queixa-crime no Tribunal de Penamacor e na Comissão Nacional de Eleições.
A atitude da autarquia é também alvo de condenação por parte do líder da distrital do PSD, para quem o gesto mostra desnorte “e receio de caírem da cadeira do poder”, referindo-se aos socialistas.
Carlos São Martinho diz mesmo que no executivo liderado por Domingos Torrão grassa “a arrogância e despotismo”, enquanto elogia “a competência, rigor e sentido de democracia” do candidato Vitor Gabriel.
A reedição da coligação, que nas eleições de 2005 elegeu dois vereadores, “significa que o trabalho nos últimos quatro anos foi muito positivo na defesa dos interesses de Penamacor”.
Próspero dos Santos pede aos eleitores que meditem sobre o que se tem passado nos últimos anos “e que votem num mudança que vai ser frutuosa para todos os que vivem nesta terra”. Ligado ao concelho por laços familiares, o líder da distrital do CDS-PP diz que lhe custa “ver a queda de Penamacor com esta gestão socialista”.
As listas completas aos vários órgãos autárquicos vão ser apresentadas mais tarde, mas sabe-se já que Abel Martins não será o número dois à câmara por razões profissionais, já que o professor faz parte da direcção da escola a que pertence, em Viana do Castelo.
Daniel Lopes é o candidato com que a coligação se apresenta à Assembleia de Freguesia de Bemposta e o Reconquista sabe que o empresário António Manuel Gaspar vai liderar a lista à freguesia de Penamacor. Algumas das listas estão ainda a ser ultimadas, razão pela qual a coligação deixa para mais tarde a sua apresentação.
António Bento é o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Penamacor, órgão onde nos últimos quatro anos tem sido um dos críticos mais ferozes da gestão socialista. O médico continua a questionar a maioria sobre a utilização de dinheiros “mal empregues e que não foram explicados”, exigindo saber “se estão no bolso de alguns ou se foram mal geridos”.
Incubadora para criar emprego
A criação de um centro de incubação de empresas é uma das primeiras ideias apresentadas por Vitor Gabriel para o concelho. Para o candidato “essa é uma iniciativa que pode contribuir para a criação de alguns postos de trabalho via fixação de novas empresas”, dizendo que tal tem acontecido noutros concelhos.
Aproveitar o património, os produtos locais e as pessoas para promover Penamacor é outra das propostas, tal como a requalificação da zona histórica de Penamacor – conhecida como Cimo de Vila - e da aldeia de Bemposta.
A perda de população é um dos problemas identificados no concelho pelo candidato da oposição, que está também preocupado com a dívida da autarquia, que segundo este atingiu níveis “excepcionalmente graves”.
Vitor Gabriel tem 38 anos e é professor do ensino superior. Nos últimos oito anos tem ocupado o cargo de vereador da oposição, tendo concorrido como cabeça de lista à câmara nas últimas eleições, em 2005.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: