quinta-feira, 23 de julho de 2009

Revolução na antiga primária

Centro educativo em obras

A escola do 1.º Ciclo de Penamacor já está em obras, entrando assim no processo que a vai transformar no novo centro educativo. O edifício junto ao antigo Hospital de Santo António, construído na década de 1980, vai ser requalificado e ampliado, para receber os alunos da vila de Penamacor mas também das freguesias.

O investimento é de 1,7 milhões de euros e irá dotar a escola de melhores condições, como uma biblioteca melhor apetrechada, sala de informática, refeitório, ginásio e um pequeno auditório.

As obras só deverão estar prontas no ano lectivo de 2010/2011 e por isso as aulas transferem-se para o antigo Externato de Nossa Senhora do Incenso, a poucos metros do edifício agora em obras.

A presidente do Agrupamento de Escolas de Penamacor considera que o 1.º ciclo é um dos grandes desafios para os próximos anos, sobretudo porque vai mexer com a vida das famílias que vivem nas freguesias em redor da sede de concelho.

“Mas tenho a certeza que será em prol de uma melhor educação para eles, porque o número de alunos já é reduzido”, diz Helena Pinto.

O centro educativo será também diferente da velha escola no que ao ambiente diz respeito. A Escola Ribeiro Sanches pretende instalar sistemas como painéis solares para reduzir o consumo de energia eléctrica, à semelhança do que está a fazer na escola sede.

Autor: José furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: