sexta-feira, 3 de julho de 2009

Boas notícias para a freguesia de Águas e para o Concelho

Instituto do Emprego aposta no termalismo

Curso de formação chega às termas de Águas

A aprendizagem começa em Julho com 16 pessoas, numa altura em que se espera pela emissão do alvará de legalização das termas.

O Centro de Formação Profissional de Castelo Branco e a Junta de Freguesia de Águas vão avançar dentro de poucos dias com uma acção de formação na área de termalismo. A ideia partiu desta freguesia do concelho de Penamacor que bateu à porta da estrutura do Instituto do Emprego e Formação Profissional. O repto foi aceite.
Dentro de dias haverá 16 pessoas “que vão receber dinheiro, receber formação e estar activas”, sintetiza Francisco Barreto, o presidente da Junta de Freguesia de Águas. A formação vai estender-se por 200 horas, distribuídas por quatro módulos. Esta é também uma experiencia inédita para o centro de formação, que nunca tinha trabalhado nesta área. Daí a necessidade de pedir ajuda externa, nomeadamente ao Cinágua, o Centro de Formação Profissional para a Industria de Engarrafamento de Águas e Termalismo. A este organismo, com sede em Lisboa, junta-se o médico responsável pelo processo de legalização das termas e a Universidade da Beira Interior, que disponibilizou uma bolsa de formadores com pós-graduação na área de termalismo.
“Se tudo correr bem iremos iniciar no dia 7 de Julho”, prevê Lígia Silveiro. Em entrevista ao Reconquista a directora do centro de formação de Castelo Branco considera a iniciativa um exemplo de descentralização, mas também de aposta numa área de formação até agora não explorada. Avançar com um curso vocacionado para o termalismo não é uma carta fora do baralho. “Era uma área interessante porque a região começa a ser procurada por este tipo de profissionais”.
Em desenvolvimento está ainda a legalização do complexo termal. O processo decorre há vários anos mas o fim poderá estar próximo. Pelo menos a ter em conta os sinais que os autarcas vão dando.
Francisco Barreto tem fé “que desta vez o Verão nos trará boas notícias”. Domingos Torrão é mais concreto e conta que há duas semanas teve uma reunião com responsáveis do Instituto Geológico e Mineiro. O processo continua refém da burocracia mas, diz Torrão, “brevemente creio que o alvará será emitido”.
Autor: José Furtado in jornal A Reconquista

Sem comentários: