segunda-feira, 13 de abril de 2015

MEIMÃO SENTE-SE INJUSTIÇADO

Rádio Cova da Beira

A freguesia de Meimão, no concelho de Penamacor, sente-se injustiçada por não poder tirar partido da barragem para rega. O projecto de um regadio tradicional para a aldeia nunca chegou a avançar, mas o presidente da junta gostaria de ver a obra iniciada durante este mandato.

“O projecto está feito espero que pelo menos esta mandato o projecto seja iniciado, afinal todos os bons terrenos do Meimão estão enterrados nesta barragem e em troca não tivemos nada”.
Para além do regadio tradicional do Meimão, outro dos projectos importantes para a freguesia é a construção de um lar. A obra, da responsabilidade da associação local já se iniciou, mas há muito que está parada por falta de verbas. David Vila Boa espera pelo cumprimento da promessa feita pelo presidente da câmara de Penamacor de apoiar financeiramente a construção do lar com capacidade para, pelo menos, 15 utentes “tudo o que foi feito até hoje foi feito com donativos da população da aldeia, os 80 mil euros prometidos pela câmara não chega para concluir a obra mas dá um empurrão, porque se a obra recomeçar as pessoas estarão disponíveis para continuar a apoiar, assim parada é que não”.
Convidado do programa “Prova dos Novos” da RCB, o autarca de Meimão lamenta ainda o abandono a que está votada a Reserva Natural da Serra da Malcata onde está inserida a freguesia “hoje temos casas com telhado a cair, tudo destruído, antigamente havia sinalética hoje alguém que vai visitar a serra até se pode perder, está tudo ao abandono”.
A reconstrução do antigo caminho de acesso ao Meimão é outra das obras que David Vila Boa gostaria de ver concretizada. A câmara já requalificou quatro quilómetros o autarca de Meimão já desafiou António Beites a avançar com o restante “já lancei esse repto porque seria uma estrada que traria a possibilidade por exemplo de termos visitas de autocarros e um acesso a norte e a sul aproveitando a barragem e a reserva”.
Durante o ano e meio de mandato foi possível dar continuidade à requalificação da zona balnear que este Verão deverá estar a funcionar em pleno.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: