quinta-feira, 2 de abril de 2015

"DE ESPANHA SOPRAM BONS VENTOS"

Rádio Cova da Beira

Na sequência do compromisso selado o ano passado entre os responsáveis de ambas as localidades, Três Povos (Fundão) e Valverde Del Fresno (Espanha) assinaram este fim-de-semana protocolo de cooperação.

A cerimónia, que decorreu na sede da junta de freguesia dos Três Povos e integrada na Semana Cultural Ibérica que a freguesia do concelho do Fundão promoveu, pretendeu reforçar os laços de união que desde 2012 foram estabelecidos, referem os responsáveis políticos.
Para a Alcaldesa de Valverde Del Fresno, que sublinhou a enorme satisfação de estar, mais uma vez na região, é preciso transportar para os territórios as ideias que constam dos documentos assinado por que só assim é possível reforçar o conhecimento entre ambas as populações
" No papel fica escrita uma realidade mas  a partir de agora é preciso que as pessoas se agilizem e trabalhem para colocar no terreno os objectivos traçados nos documentos assinados".
Ana Perez, que está de saída o cargo que ocupa há 16 anos, mostrou-se convicta de que no futuro as relações de amizade vão ainda ser maiores.
Do lado português, a junta de Três Povos promete tudo fazer para dar continuidade a esta iniciativa
"Pela nossa parte iremos continuar a trabalhar e a colaborar para promover as duas regiões de fronteira", disse o presidente da autarquia Luís Cerdeira.
A cerimónia contou com a presença das vereadoras das câmaras municipais do Fundão e de Penamacor. Ilídia Cruchinho, do concelho penamacorense, enalteceu a importância do documento assinado, uma forma de continuar a aproximar, ainda mais, ambas as comunidades
"É um passo importante para estes territórios (Fundão, Penamacor e Valverde Del Fresno) porque somos vizinhos e amigos de longa data. Felizmente que as fronteiras já não existem e de Espanha, ao contrário do ditado antigo, sopram hoje bons ventos", refere a autarca.
Também a vereadora da CMF, Alcina Cerdeira, destacou o trabalho que, neste domínio e outros, a junta de freguesia dos Três Povos está a fazer
"Apesar de culturas diferentes, nestas relações ganhamos todos e  estas iniciativas cimentam o trabalho que tem vindo a ser realizado e em prol das comunidades. Creio que que são estas ligações que se devem estabelecer, a começar pelos mais novos".
Refira-se que mais de 70 crianças de Valverde Del Fresno visitaram, na semana passada, o Fundão e a aldeia histórica de Castelo Novo numa iniciativa que o Ayuntamento pretende repetir. A cerimónia foi ainda aproveitada para a apresentação de uma revista sobre os territórios transfronteiriços.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: