quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PENAMACOR: PS VENCE EM TODA A LINHA

 
 
O Partido Socialista foi o grande vencedor das eleições autárquicas naquele concelho. Obteve mais votos na eleição para a autarquia, assembleia municipal e juntas de freguesia, só não vencendo em Salvador. António Beites é o novo presidente da câmara de Penamacor, substituindo o também socialista Domingos Torrão no cargo.
 
Segunda, 30 de Setembro de 2013 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"
 
Em termos globais para a autarquia o PS teve 2029 votos e elegeu três vereadores seguido da coligação "Juntos por Penamacor" (PSD/MPT) com 1142 e que elege dois membros no novo executivo.O CDS/PP obteve 340 votos para a câmara e a CDU 77. Para a assembleia municipal os socialistas obtiveram 1965 votos e nove mandatos, a coligação 1185 e elege cinco deputados, o CDS/PP 322 com a eleição de um membro para o órgão. A CDU obteve 90 votos e não elegeu qualquer representante. Para as juntas o PS só não venceu no Salvador onde a coligação foi a força política mais votada e é a única freguesia do concelho que não será dirigida por um autarca socialista no próximo mandato.
António Beites sucede assim a Domingos Torrão na presidência da câmara municipal de Penamacor e considera que "este resultado é uma resposta às criuticas de que as listas foram feitas em cima do joelho; quando se apresentam as melhores equipas e os melhores projectos o resultado só pode ser a vitória". Já Vítor Gabriel, cabeça de lista da coligação, refere que "este não era o resultado que esperavamos e acredito que o PSD sofreu aqui uma penalização em virtude das medidas de austeridade da governação nacional). António Bento, candidato do CDS/PP refere que este resultado "foi o tiro final duma estratégia suicida seguida pelo PSD uma vez que nunca conseguiu ganhar as eleições em Penamacor sem existir uma coligação com o CDS".
A abstenção em Penamacor foi próxima dos 32% e semelhante às eleições de 2009.

Sem comentários: