terça-feira, 2 de abril de 2013

"Sorriso Solidário" dá consultas dentárias gratuitas a famílias carenciadas

Associação Solidariedade Sem Fronteiras tem sede na Aldeia de João Pires e uma loja social em Penamacor, na Beira, onde recebe famílias carenciadas não só de bens alimentares, mas também de cuidados de saúde.
 
Consultas dentárias a custo zero para famílias carenciadas é a iniciativa de uma associação de solidariedade do concelho de Penamacor. O projecto "Sorriso Solidário" conta com a parceria de empresas locais e está pronto a começar.

A Associação Solidariedade Sem Fronteiras tem sede na Aldeia de João Pires e uma loja social em Penamacor, onde recebe muitas famílias carenciadas, não só de bens alimentares, mas também de cuidados de saúde.

Andreia Martins, presidente da associação, quer ajudar, literalmente, a sorrir através de consultas gratuitas e descontos. “Famílias sem quaisquer recursos têm tratamento gratuito, mas, claro, analisando caso a caso. Famílias com algumas dificuldades, mas tendo alguns recursos, têm uma tabela de preços reduzida comparativamente às fixas e têm ainda 20% de desconto”, explica à Renascença.

Os tratamentos podem ser feitos nas próprias clinicas ou na área de residência, através de uma unidade móvel. “Temos três empresas associadas, duas fixas e uma móvel. Na equipa móvel são os especialistas que levam todo o material necessário para fazer o atendimento a nível de consulta dentária. Precisam é de um espaço que seja cedido por uma associação local, uma junta, com água, luz, e aí será feito o transporte.”

Nesta iniciativa, a associação considera que ninguém sai a perder. ”Se por um lado [as clínicas] nos estão a ajudar a nós, também estaremos a ajudar no potencial de clientes, porque há muitos que não se deslocam porque não têm transporte. Assim, terão uma hora para atendimento às famílias carenciadas, uma hora para os sócios e uma hora para o público em geral”, descreve ainda Andreia Martins.

A Associação Solidariedade Sem Fronteiras, fundada por jovens em 2009, presta apoio a cerca de 80 famílias.

01-04-2013 16:38 por Liliana Carona in "Rádio Renascença"

Sem comentários: