sexta-feira, 3 de junho de 2011

PENAMACOR ASSINALA DIA DO CONCELHO

Penamacor faz parte da mais de centena e meia de municípios do país que perpetuaram a memória dos ex-combatentes do Ultramar. A inauguração do monumento foi o ponto alto das comemorações do dia do concelho.

A escultura encontra-se na rotunda sul da vila e representa o mapa das 3 ex-colónias onde 25 penamacorenses perderam a vida. A cerimónia de inauguração foi o ponto alto do dia do concelho de Penamacor. Para Domingos Torrão trata-se de honrar a memória e a história "esta manifestação é o contrário daquilo que anda aí a circular nos sms, nós achámos por bem recordar a memória e homenagear o passado e não temos vergonha dele. Não ficaríamos bem com a nossa consciência se não prestássemos a devida homenagem áqueles que combateram e sobretudo àqueles que lá ficaram". O presidente da câmara de Penamacor referia-se aos SMS que circulam em Penamacor, há uns dias, de indignação pelo facto dos 3 focos de luz representarem Deus, Pátria e a Família, a "triologia salazarenta", pode ler-se no sms.

Em representação do presidente da Liga dos Combatentes esteve o general Chito Rodrigues, para quem o monumento deve servir de referência aos vindouros porque um povo sem memória, é um povo sem identidade "espero que este monumento não seja apenas de pedra dura mas que seja um monumento vivo onde os avós tragam os netos e os filhos".

As comemorações do dia do concelho ficaram também marcadas pela preocupação do presidente da câmara e presidente da assembleia municipal sobre o futuro do concelho de Penamacor a propósito do acordo assinado com a troika prever a extinção de freguesias e municípios.

Jorge Seguro diz que é um debate sério que ainda está por fazer lamentando que nesta campanha eleitoral se debata apenas “a espuma dos problemas".

Domingos Torrão não acredita no fim dos municípios, mas concorda que é preciso fazer algo em relação à reforma administrativa do país e deixa algumas sugestões "não se justificam as freguesias nas sedes de concelho, isto para não falar dos institutos e empresas públicas".

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: