quinta-feira, 16 de junho de 2011

MEIMOA QUER RECUPERAR ANTIGOS EDIFÍCIOS ESCOLARES

O presidente da junta daquela aldeia do concelho de Penamacor quer evitar o abandono de edifícios históricos no centro da freguesia e dotá-los com novas valências. Ideias que Joaquim Cabanas já apresentou à câmara municipal.

No inicio deste ano lectivo, devido ao número reduzido de alunos, encerrou a escola do 1º ciclo e no próximo ano, pelos mesmos motivos, vai fechar portas o jardim de infância. Embora assuma que o encerramento de estabelecimentos de ensino vem comprovar a desertificação da aldeia, Joaquim Cabanas entende que está a ser seguida a melhor opção "no caso do jardim de infância temos apenas 2 meninos e na escola tínhamos 5; não é possível dar às crianças tudo aquilo que merecem nestas condições e por isso acho que a sua integração no centro escolar de Penamacor, até pelas conversas que já tive com os pais, foi o melhor caminho".

Com o encerramento dos edifícios, a junta de freguesia não os quer ver abandonados e no actual jardim de infância o autarca quer ver a funcionar a extensão de saúde da Meimoa "actualmente está a funcionar no mesmo edifício da junta e nós precisamos desse espaço para arquivos e funcionamento da secretaria; o edifício do jardim de infância está em muito bom estado e com algumas pequenas obras poderia receber o centro de saúde, melhorando também a qualidade da assistência aos cidadãos".

Já quanto à antiga escola do primeiro ciclo, o presidente da Junta de Freguesia da Meimoa refere que já está elaborado o projecto para transformar o imóvel numa unidade de alojamento turístico "sabemos que o nosso concelho não tem muitos sítios para dormir e nós temos uma zona de lazer que é muito procurada durante o verão e a recuperação desta antiga escola poderia ser uma mais valia não só para a Meimoa mas para o concelho de Penamacor; nós já apresentámos estas ideias à câmara e esperamos que possa ser encontrada uma forma de financiar estas obras".

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: