terça-feira, 7 de junho de 2011

PENAMACOR VIRA À DIREITA

Nas legislativas de domingo, Penamacor deu a vitória ao PSD quebrando a tradição socialista no concelho. Covilhã e Belmonte mantiveram a tendência de votar PS em legislativas.

O concelho da Covilhã votou mais uma vez Partido Socialista para as eleições legislativas. O concelho de José Sócrates deu 44,3% da votação ao PS, menos 3,83% do que em 2009. O PSD subiu quase 6 pontos percentuais em relação a 2009 mas ficou-se pela segunda força política mais votada do concelho do Covilhã com 26,79% dos votos. A CDU recuperou o terceiro lugar, perdido nas últimas legislativas para o Bloco de Esquerda, ainda assim manteve os 8,4% dos votos obtidos em 2009. O CDS sobe um lugar, passa para 4º, com 7,8% ultrapassando o Bloco de Esquerda que cai para 5º lugar com 4,8% dos votos.

Das 31 freguesias do concelho da Covilhã, o PSD venceu em apenas quatro: Ourondo, Dominguizo, Santa Maria e S. Pedro.

Nas quatro juntas de freguesia da cidade a votação foi renhida entre PS e PSD com o Partido Socialista a vencer em Conceição e S. Martinho e PSD a ganhar em S. Pedro e Santa Maria, apesar de neste caso a diferença ter sido apenas de 11 votos. No concelho da Covilhã a menor diferença entre os dois partidos mais votados deu-se em Peraboa onde o PS venceu com 179 votos mais dois que o PSD.
Nos últimos dois anos o concelho da Covilhã perdeu 408 eleitores.

No concelho de Penamacor o PSD venceu com 40,66% dos votos, o PS obteve 33,23. O PS perdeu 500 votos em relação a 2009 e passou a ser a segunda força política mais votada. O PSD venceu não só na vila de Penamacor como na maioria das freguesias do concelho.

O PS venceu apenas em Meimão, Pedrógão de S. Pedro, com uma diferença de três votos em relação ao PSD, e Vale de Sra. da Póvoa com uma diferença de dois.

Cerca de 52% dos eleitores foram votar em Penamacor. O concelho perdeu 331 eleitores nos últimos dois anos.

No concelho de Belmonte o PS venceu com 1.339 votos, mais 151 que o PSD. CDS-PP foi a terceira força política mais votada com 290 votos, seguida da CDU com 233 e o Bloco de Esquerda 187. Em Belmonte o PS venceu na sede de concelho, no Colmeal da Torre e em Maçainhas. O PSD venceu em Caria e Inguias.

Em Belmonte a abstenção foi superior a 46%. O concelho perdeu 68 eleitores nos últimos dois anos.


Autora: Paula Brito in "Rádio cova da Beira"

Sem comentários: