quarta-feira, 22 de junho de 2011

FEIRA DAS ENERGIAS EM PENAMACOR: APOSTA GANHA

Pelo quarto ano consecutivo o agrupamento de escolas daquela vila promoveu a feira das energias renováveis. A iniciativa este ano foi complementada com a realização duma mostra de ciência, que serviu para assinalar o encerramento do ano lectivo no concelho de Penamacor.

Para Helena Pinto, directora do agrupamento de escolas de Penamacor, a realização desta feira é já uma aposta ganha "temos conseguido o nosso principal objectivo que é promover a ligação entre algumas empresas que aqui marcam presença e os alunos do curso de técnico de energias renováveis que começámos a ministrar há 4 anos e naturalmente que vamos continuar a promover esta iniciativa pois é também uma forma de mostrar à comunidade em geral o trabalho que é realizado no interior da escola".

A abertura da feira foi este ano presidida pelo presidente da assembleia municipal de Penamacor. Jorge Seguro refere que se trata "duma aposta certeira uma vez que esta é uma área de futuro e que pode contribuir para o desenvolvimento económico dum concelho como o nosso, situado no interior de Portugal; os resultados que temos até agora são muito bons uma vez que muitos dos alunos aqui formados estão empregados e agora temos que dar outro passo que é a criação de empresas deste ramo no concelho".

Mas para que esse desenvolvimento económico se concretize, o presidente da câmara de Penamacor entende que "é necessário incutir aos mais jovens uma cultura de empreendedorismo". Domingos Torrão lamenta que durante os 4 anos de existência deste curso não tenha sido criada uma única empresa no concelho de Penamacor na área das energias renováveis "é nesse caminho que temos que persistir porque a criação de novos empregos é fundamental para fixar mais pessoas no concelho e por isso espero que, para além de integrarem empresas prestadoras de serviços, os jovens aqui formados possam avançar para a criação de empresas uma vez que o município dispõe de instrumentos financeiros que podem ajudar a concretizar esse tipo de projectos".


Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: