sábado, 28 de maio de 2011

Vale da Senhora da Póvoa - Nossa Senhora da Póvoa - Festa - 2011

A Festa em honra de Nossa Senhora da Póvoa terá lugar no seu santuário nos dias 12 e 13 de Junho Romaria é das maiores da Beira Baixa

“A Romaria da Senhora da Póvoa faz parte das romarias Marianas da Beira Baixa e é, talvez, uma das maiores da Diocese, da Guarda”, admitiu o sacerdote. A Festa anual realiza-se no, Domingo de Pentecostes e na segunda-feira a seguir ao Pentecostes e, de acordo com César António da Cruz Nascimento, “junta milhares de pessoas da região e até de Espanha”. No livro “Romarias I – Um inventário dos Santuários de Portugal”, da autoria de João Vasconcelos, é referido que o Santuário da Senhora da Póvoa fica “num vale no sopé da serra de Opa, até há algumas décadas chamado Vale de Lobo, no lugar dos Brejos” e que é considerado “um dos dois grandes lugares de peregrinação da Beira Baixa (o outro é o da Senhora do Almortão, mais a Sul)”. “Segundo a lenda de origem local, a imagem foi encontrada num silvado por um grupo de crianças que apascentava gado no Vale do Lobo. Várias vezes, a levaram para a igreja paroquial, mas ela regressava sempre por meios sobrenaturais ao local onde aparecera. Aí lhe levantaram uma ermida”, acrescenta.
Sobre a festa anual, a mesma publicação refere: “Além da missa campal, realizam-se duas procissões: uma em que segue o andor com a imagem da Senhora da Póvoa, outra com o Santíssimo Sacramento. Durante todo o dia, há serviço, contínuo de confissões”.


Por: Américo Valente in jornal "Cinco Quinas"

Sem comentários: