terça-feira, 22 de novembro de 2016

“VAMOS PERDER ESCALA”

Rádio Cova da Beira

O presidente da câmara municipal de Penamacor admite que existe algum desconforto entre as autarquias que integram as “Águas de Lisboa e Vale do Tejo” com a proposta do governo para a cisão do sistema.

António Beites sublinha que a saída dos municípios com maior dimensão populacional vai originar uma diminuição de escala e as restantes autarquias esperam que essa questão possa ser salvaguardada “o nosso grande desconforto é exactamente esse; foi possível harmonizar tarifas em 2015 através do aumento de escala sobretudo com a incorporação de municípios do litoral e de grandes centros urbanos. Com a sua saída vamos novamente perder escala em termos de população e naturalmente que isso nos preocupa imenso e é essa questão que nós pretendemos que fique integralmente assegurada para salvaguarda dos interesses das nossas populações com a manutenção das estruturas tarifárias”.
O autarca de Penamacor marcou presença na reunião que decorreu na Guarda e que contou com a participação do secretário de estado do ambiente. António Beites afirma que o governante deu algumas garantias de conforto mínimo aos municípios mas não há ainda uma posição final a tomar sobre o assunto “não estamos com o conforto que gostaríamos de estar; aquilo que hoje aqui nos foi transmitido verbalmente é que a estrutura tarifária não vai sofrer alterações e essa é uma das grandes preocupações que nós temos no pós cinco anos à saída de vários municípios. Por outro lado o processo negocial que temos em cima da mesa também nos foi dito que não vai ser afectado. Era um conforto mínimo que nós precisávamos de ter mas obviamente que vamos reunir ainda antes da assembleia geral e tomar uma posição definitiva sobre esse assunto”.

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: