quarta-feira, 31 de agosto de 2016

CIMO DE VILA GANHA DUAS PRAÇAS

Rádio Cova da Beira

Projecto de requalificação do cimo de vila, em Penamacor, prevê a criação de um largo na envolvente à torre de menagem e uma praça junto ao pelourinho. São dois novos espaços públicos que vão surgir na zona história da vila que vai ser completamente requalificada.

“Desde as infraestruturas básicas à substituição de toda a rede de iluminação pública e telecomunicações, vamos reabilitar espaços públicos fora das vias nomeadamente na praça junto ao pelourinho e uma nova praça na envolvente à torre de menagem, ou seja uma requalificação integral de todo o cimo de vila”. A torre do relógio e a casa de câmara são dois dos edifícios públicos que também serão requalificados ao abrigo desta intervenção cujo projecto está em fase de conclusão para poder ser candidatado durante o próximo mês. Para já, em Setembro será lançado o concurso público para a requalificação das ruas de acesso ao cimo de vila “a rua das escadinhas, a rua da igreja matriz até à igreja da misericórdia, as ruas paralelas que intermedeiam estas duas e também as artérias até à casa Ribeiro Sanches”.
António Beites espera que o investimento privado acompanhe o investimento público “já temos aprovados os benefícios fiscais para a ARU de Penamacor onde a zona histórica está toda incluída e posso dizer-lhe que até agora já entraram mais projectos de reabilitação particular de habitações no nosso departamento técnico do que durante o ano passado todo, e esperamos que durante o próximo ano possamos ter intervenções de âmbito particular nesta zona que agora vai ser requalificada”.
O concurso para as obras de requalificação das ruas de acesso ao cimo de vila será lançado em Setembro, no próximo mês fica também concluído o projecto de requalificação de toda a zona histórica, que o autarca gostaria de ver em obra durante o próximo ano.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: