sexta-feira, 2 de setembro de 2016

PENAMACOR ATRAI COMUNIDADE ESTRANGEIRA

Rádio Cova da Beira

A comunidade estrangeira em Penamacor está a crescer. São cerca de uma centena de ingleses, belgas, alemães, que escolheram aquele concelho raiano para viver, aproveitando oportunidades de venda de pequenas quintas, sobretudo a sul de Penamacor.

“São essencialmente nórdicos que têm aproveitado a compra de algumas quintas que se encontravam à venda a sul do concelho, e poderem disfrutar da enorme qualidade de vida que o concelho pode oferecer, não só pelas condições climatéricas que são muito mais favoráveis durante todo o ano mas também pela qualidade de vida que as nossas freguesias oferecem”.
Um crescimento que levou já a criação e legalização de uma associação a quem a autarquia vai ceder uma sede para ser o ponto de encontro de partilha de problemas comuns. Segundo António Beites, a câmara de Penamacor vai continuar a reforçar o apoio que presta já a nível técnico a esta comunidade “estimamos uma comunidade com perto de uma centena de pessoas, essencialmente a sul onde estão a recuperar pequenos imóveis e quintas, é um apoio que vamos reforçar até porque o retorno económico para o concelho o justifica”.
Segundo o autarca, apesar de inicialmente a procura de terrenos e quinta ser de pessoas mais idosas, o fenómeno tem conhecido uma inversão “e temos hoje já muitos jovens a instalarem-se em Penamacor, alguns já com filhos que vão frequentar as nossas escolas no próximo ano lectivo, é uma comunidade que está a crescer e cresce também a possibilidade da redução da população de Penamacor não ser tão drástica”.
Considerado um dos concelhos mais envelhecidos do país, Penamacor vê na comunidade estrangeira uma esperança de travar o decréscimo da população.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: