quinta-feira, 12 de março de 2015

Penamacor: Academia Sénior cria uma memória futura da Europa

Penamacor: Academia Sénior cria uma memória futura da Europa

Os alunos das turmas de História Regional e de Penamacor e de Cultura Geral, da Academia Sénior de Penamacor, foram convidados a participar no projeto “Uma Nova Narrativa para a Europa”, uma iniciativa promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal em que se associou o Centro de Informação Europe Direct Beira Interior Sul, sedeado na ADRACES.
Na sala de aula da Academia Sénior de Penamacor, a ideia foi criar “Uma Nova Narrativa para a Europa” onde no final todos os contributos serão enviados para Bruxelas. O apelo foi feito pelo antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, em abril de 2013, dando origem a um manifesto – “O Corpo e a Mente da Europa”, escrito por um grupo de intelectuais, artistas, cientistas e programadores culturais europeus. Foi este documento que orientou os trabalhos coordenados por Francisco Abreu, professor da Academia Sénior de Penamacor, para a realização de um vídeo que suscitou o debate sobre o que representa a Europa na vida quotidiana dos portugueses e que levou os séniores de Penamacor a dar o seu contributo para a construção de uma Nova Narrativa para a Europa.
O vídeo realizado pelos alunos será descarregado, posteriormente, numa plataforma, dado que o projeto integra no final a apresentação e lançamento do livro “Uma Nova Narrativa para a Europa”. A edição integrará toda a informação relevante, da qual farão parte as propostas dos alunos, análises e resumos das atividades. Um documento que pretende criar uma memória futura da Europa.

Sem comentários: