quinta-feira, 31 de outubro de 2013

INTERIOR RESISTE MELHOR À CRISE

 
 
O interior do país é onde o embate da crise está a ser menor, segundo os índices de resiliência à crise, apresentados no Fundão pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro.

Terça, 29 de Outubro de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

"As regiões mais resilientes são: a região Norte, a região Centro e o Alentejo, o embate da crise está por isso a ser particularmente forte em Lisboa e no Algarve, se eu fizer depois um zoom para a região centro, curiosamente é possível verificar que o interior, dentro da região centro, aguenta melhor os embates da crise".
Segundo Pedro Saraiva, desde o último semestre de 2011 que a região centro descolou das restantes regiões apresentando as taxas de desemprego mais baixas do país "a região centro consegue apresentar no segundo trimestre de 2013 11,5% de taxa de desemprego quando todas as outras regiões do país estão acima dos 16%, o que significa que há um tecido económico na região centro que tem conseguido contornar muitas das dificuldades que o país atravessa, descolando face a outras regiões do país".
Pedro Saraiva, presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro no seminário que decorreu no passado fim de semana no Fundão para apresentação do estudo demográfico que aponta para uma perda de 30% da população no interior do país nos próximos 30 anos. O mesmo estudo aponta a agricultura como o sector económico mais importante. Para Pedro Saraiva esta é outra das virtualidades do interior "a agricultura não tem tido recessão, nós estamos a fazer as pazes com a nossa agricultura, nós fizémos um levantamento das empresas gazela da região - uma empresa gazela tem que ser jovem, ter alguma dimensão e estar a crescer 20% ao ano - e dessas, curiosamente, uma boa parte é do sector primário.

Você na TV: Família de Padeiros... Rockeiros


Quinta do Bill tocam na terra mais votada


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

INTERIOR COM MENOS 30% DA POPULAÇÃO EM 2040

 
 
O Interior do país terá menos 30% da população em 2040. É uma das conclusões do estudo demográfico realizado pelas universidades de Aveiro, Beira Interior e Coimbra e Institutos Politécnicos de Castelo Branco e Leiria e apresentado esta manhã no Fundão.

Sábado, 26 de Outubro de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Segundo o estudo, se nada for feito, dentro de 30 anos serão menos 157 mil pessoas na faixa que vai desde Trás os Montes ao Alentejo. Um problema demográfico que não é nacional mas sim regional, é o primeiro mito que este estudo vem quebrar "se não for revertida a situação o interior do país terá menos 30% da população do que tem actualemente, sem entrar nem sair ninguém, não é por sairem pessoas, apenas porque os que morrem são muito mais do que aqueles que nascem". Eduardo Castro, professor na Universidade de Aveiro e coordenador do estudo denominado Demospin, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Outro mito que cai por terra é que o declínio demográfico tem a ver com a migração do interior para o litoral. O problema está no perfil deste fluxo migratório já que no interior estão a entrar idosos e a sair jovens "porque é que os jovens vão embora e entram idosos? primeiro porque a atractividade do interior em termos de sossego e qualidade de vida é melhor para certos grupos etários do que para os jovens ou porque o perfil de emprego que aqui existe não interessa aos jovens, o que nós dizemos é que tem que haver um estudo sério, por parte dos decisores políticos, de como atrair jovens para o interior do país, é a única maneira de reverter esta situação".
O estudo, que analisa também a componente económica, aponta para uma perda de 20 a 30% do emprego no interior do país, mas ainda assim não haverá gente suficiente para o emprego que exista "o que é expectável é que a produção diminua, vamos por o cenário ou que diminua, ou que fica como está agora, a mesma produção significa menos emprego ou uma produção menor significa muito menos emprego, e é isso que nós esperamos, reduções de 30 a 20% do total do emprego face ao que há agora, o que é espectacular é que mesmo com isso, as pessoas que restam não são suficientes para esse emprego reduzido, ou seja, há menos emprego mais vai haver ainda menos pessoas".
Outro dado impressionante é o caso do Pinhal interior sul, que engloba os concelhos de Vila de Rei, Oleiros, Sertã e Proença a Nova, e que é apontado como o pior exemplo à escala europeia. Estes 4 concelhos reduziram a população de 90 mil habitantes, em 1950, para 40 mil em 2010. Segundo o estudo, em 2040 serão apenas 26 mil, sendo que destes apenas 3.500 serão menores "o pinhal interior sul é o caso mais espectacular mas toda a faixa que vai desde Bragança até ao Alentejo, tem um problema semelhante, referi o pinhal interior sul porque é ligeiramente pior que os outros, mas não é muito pior que os outros".
Segundo os responsáveis do estudo o principal objectivo é alertar as autoridades para a necessidade de tomar medidas no imediato já que os resultado só serão visíveis dentro das próximas décadas.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PENAMACOR: OS NOVOS ROSTOS

 
 
Da anterior equipa que geriu os destinos do concelho, apenas Ilidia Cruchinho se mantém em funções executivas. Vítor Gabriel também vai permanecer na bancada da oposição.
 
Quinta, 24 de Outubro de 2013 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

As funções de vice presidente vão ser desempenhadas por Manuel Joaquim que nos últimos três mandatos foi presidente da junta de freguesia de Aldeia do Bispo. Um novo cargo que, na opinião do autarca “é um enorme desafio mas onde estarei ao lado do presidente da câmara na defesa da sustentabilidade do concelho; para já quero conhecer os dossiers que vão ficar a meu cargo e depois disso definir quais as primeiras medidas que vou implementar”.

Outra das caras novas no executivo é Pedro Folgado que assume funções como vereador da oposição. Nos próximos quatro anos garante que vai assumir uma postura intransigente em defesa do concelho e das suas populações “é com esse espírito que vou ocupar o lugar de vereador e com muita atenção para os principais problemas que o concelho enfrenta, como a desertificação ou o desemprego; foi também por isso que decidi candidatar-me e dar o eu melhor em prol do meu concelho”.

Da anterior equipa no executivo, apenas Ilidia Cruchinho se vai manter em funções. A autarca socialista promete dar continuidade ao trabalho que desenvolveu ao longo dos últimos 12 anos “penso que o facto de continuar é um sinal de reconhecimento do trabalho que desenvolvi e é com esse espírito que inicio este novo mandato uma das vez que as populações já sabem o que podem esperar de mim”.

Também Vítor Gabriel vai permanecer como vereador da oposição no executivo, tendo tomado posse do cargo na cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos mas no final não fez quaisquer declarações à comunicação social.

António Luís Soares é o presidente de Penamacor

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Aldeia da Bemposta, séculos de história e tradição

Foral da Vila de Bemposta - Penamacor - Castelo Branco

Festas Populares 2012

Festas Populares 2012


Furriel Pára-quedista João Caria Ramos; Heroi da Cruz de Guerra


No blogue “Cruz de Guerra” fomos encontrar esta merecida homenagem (que transcrevemos abaixo) a um nosso conterrâneo já anteriormente referido neste espaço:

 
 
 
Furriel Pára-quedista João Caria Ramos, Medalha da Cruz de Guerra de 3ª Classe; Pedrógão de São Pedro, Penamacor 15 de Outubro de 1942/ Angola 10 de Julho de 1968.



Foi como voluntário que aos 19 anos a 26 de Outubro de 1961 incorporou o Regimento de Caçadores Paraquedistas em Tancos, tendo merecido o Brevet nº 1793 após ter frequentado o 19ª curso de pára-quedismo militar.
Em 1963 tira o curso de Primeiros Socorros e parte em Junho desse ano para a Província Ultramarina de Angola para cumprir a sua primeira comissão de serviço junto do 21º Batalhão de Caçadores Paraquedistas. A 18 de Novembro de 1965 é promovido a Furriel paraquedista.
A 29 de Novembro de 1967, ano em que tirou o Curso de Transporte Aéreo e Lançamento de Material, é recolocado no BCP 21, unidade na qual cumpriu a sua primeira comissão de serviço.

Aos 25 anos é morto em combate na Província de Angola a 10 de Julho de 1968.



“Por Portaria De 21 de Outubro de 1968

Condecorado com a Medalha da Cruz de Guerra de 3ª Classe, a titulo póstumo o furriel pára-quedista João Caria Ramos, ao tempo do CBP 21 por ter sido considerado nas condições expressas nos art.ªs 9º e 10º e seus parágrafos 1º e 4º do Regulamento da Medalha Militar aprovado pelo Decreto 33667 de 28MAI46.”




“Ordem à Aeronáutica nº32
3ª série 20 de Novembro de 1968

Considerado como dado pelo SEA, o louvor a titulo póstumo concedido ao furriel paraq. João Caria Ramos, ao tempo do BCP 21, publicado na OS nº100 de 19AGO68, do C.º 2.ª RA.
Pelo valor e serenidade que sempre demonstrou em missões de combate no comando da sua secção.
A profundidade dos seus conhecimentos militares e o exemplo permanente foram sempre motivos de admiração.
Na ultima missão em que tomou parte, pois nela pereceria quando seguia à frente da sua secção, revelou, além daquelas qualidades, astuciosos e sensatos processos de combate que permitiram à rede de emboscada, que esteve a seu cargo, um alto rendimento capturando alguns elementos adversos.
O furriel para-qedista Caria Ramos doou a vida pela pátria e nós nunca esqueceremos o seu sacrifício”


Em Março de 2011 a Junta de Freguesia de Vale da Senhora da Póvoa em Penamacor prestou publica homenagem aos filhos da terra que tombaram em combate na defesa de Portugal. João Caria Ramos não foi, nem será esquecido pelas suas gentes, pela sua terra ou pela sua Pátria.

Nunca por vencido se conheceu!
O 21º Batalhão de Caçadores Pára-quedistas (BCP21) criado pela Portaria nº18464 de 8MAI61 é o primeiro Batalhão de Caçadores Pára-quedistas a ser enviado para a Africa Portuguesa.
Do seu estandarte pende a Medalha de Valor Militar grau Ouro com Palma, e por ele deram a vida 47 Portugueses Imortais.

Do seu brilhante role de feitos e virtudes cívico-militares contamos quase uma centena de Medalhas da Cruz de Guerra nas suas quatro classes.

Pelos que caíram em nome de Portugal, pelos que mereceram a Medalha da Cruz de Guerra, e por todos quantos palmilharam Africa desde o século XVI, escolhemos João e a sua Cruz de Guerra de 3ª Classe para que nos lembrarmos dos feitos do BCP21.

AMP INTRODUZ ALTERAÇÕES



Assembleia municipal de Penamacor vai criar um gabinete do munícipe para que os cidadãos possam apresentar propostas que venham a ser discutidas e votadas no órgão. O compromisso assumido por Jorge Seguro na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos naquele concelho.

Terça, 22 de Outubro de 2013 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

De acordo com o reeleito presidente da assembleia municipal “nesse gabinete poderão ser recebidas permanentemente propostas dos cidadãos para debate na assembleia; será uma medida inovadora e desta forma os penamacorense terão a possibilidade de agendar, na sua assembleia municipal, os temas que acham mais relevantes para o concelho”.Jorge Seguro pretende ainda levar por diante uma revisão do regimento por forma a reforçar a realização de debates temáticos e a realização de reuniões descentralizadas nas freguesias Na cerimónia de tomada de posse, o presidente da assembleia municipal de Penamacor deixou ainda um desafio aos novos autarcas “lutem contra a política de encerramento dos serviços púbicos; o vosso êxito será o êxito do concelho de Penamacor”.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Desempregados de longa duração limpam património em Penamacor

 
Vinte desempregados de longa duração estão a trabalhar para a câmara de Penamacor, até Junho. Colaboram em actividades como jardinagem e recuperação do património. A iniciativa surgiu através de um programa lançado pelo Instituto de Emprego e a autarquia.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

TARDE DESPORTIVA



Na Taça de Portugal o Sertanense junta-se ao Sporting da Covilhã, depois de ter derrotado a equipa do Grandolense, por 2-0. Pelo caminho ficou o Benfica e C. Branco, derrotado no Vale do Romeiro, pelo Chaves, por 1-2. Na Liga Covifil, o destaque vai para a primeira derrota do Alcains no campeonato. Foi na Atalaia do Campo, onde perdeu por 1-0.

Domingo, 20 de Outubro de 2013 por José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Taça de Portugal - 3ª eliminatória

Benfica e Castelo Branco 1-2 Desp. Chaves

7' 0-1 Berry
65' Cuca falha uma grande penalidade que deixou muitas dúvidas
77' 1-1 Marocas
89' 1-2 Kuka g/p
Num jogo de grandes emoções, os encarnados albicastrenses ficam fora da Taça de Portugal, acusando a equipa de arbitragem de ter decidido a favor do Chaves em dois lances capitais, um que o próprio Chaves falhou e outro que resultou no golo da vitória. Estamos a falar de duas grandes penalidades de decisão duvidosa.
O Benfica jogou o jogo pelo jogo e não merecia o desfecho que se verificou na partida.

Sertanense 2-0 Grandolense

40' 1-0 Rafael g/p
58' 2-0 Dino
O Sertanense cumpriu a sua função, derrotando o Grandolense, equipa dos distritais de Setúbal, por 2-0.

Liga Covifil - 4ª jornada

Belmonte 0-2 Oleiros
25' 0-1 Alan Santilini
32' 0-2 Marco Farinha
A vitória do Oleiros não merece contestação, tal a qualidade que evidenciou em Belmonte.

Teixosense 1-0 Proença
35' 1-0 PC (Pedro Cristóvão)
O Teixosense mostrou-se uma equipa adulta e bem estruturada. A vitória que alcançou assenta-lhe na perfeição.

Atalaia do Campo 1-0 Alcains
88' Leo
No jogo mais importante da ronda a equipa de Mário Pereira foi melhor e por isso mereceu a vitória que lhe sorriu na parte final da partida. O Alcains, que ainda ficou sem Yero, por ter sido expulso, sofreu a primeira derrota no campeonato, mas mantém-se no topo, embora tenha agora a companhia de Sernache e Proença.

V. Sernache 5-0 V.V. Ródão
31' 1-0 Rabãa
58' 2-0 Vieira
62' 3-0 Rabãa
75' 4-0 Rico
80' 5-0 Vieira
Uma goleada que é bem reveladora da diferença que as duas equipas apresentam neste campeonato. O Vitória é uma equipa adulta e muito capaz, sendo por isso um dos favoritos à conquista da Liga enquanto que a formação de Vila Velha, embora se tenha reforçado com alguns jogadores de muita qualidade, ainda está longe de poder ombrear com este tipo de equipas.


A.D.Estação 5-0 Pedrógão
27' 1-0 Milton
35' 2-0 Pedro Silveiro
55' 3-0 Aruna
58' 4-0 Pedro Silveiro
65' 5-0 Ricardo Morais
Quando aos 22' Patriarca se expulsou do jogo, por ter contestado de forma muito incisiva da equipa de arbitragem, deixando a ADE a jogar com 10 unidades, não se podia antever a goleada que acabou por se verifar no final da contenda. A ADE soube contrariar essa situação e chegou à goleada com alguma facilidade.
No final, provavelmente por considerarem que a culpa da goleada foi obra da Comunicação Social, o Pedrógão de S. Pedro não indicou ninguém para analisar o jogo.

CASTELO BRANCO: 33 ESCOLAS CANDIDATAS A "HERÒIS DA FRUTA"

 
 
É a terceira edição deste projecto "Heróis da Fruta - Lanches Saudáveis" desenvolvido pela associação portuguesa contra a obesidade infantil (APCDI). A primeira etapa tem como meta aumentar o consumo diário de fruta nas crianças até dez anos.
 
Domingo, 20 de Outubro de 2013 por Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"
 
Neste ano lectivo são abrangidos mais de 70 mil alunos, de cerca de 3.260 turmas, de 1.158 creches, pré-escolar, jardins de infância e escolas básicas do primeiro ciclo de todos os distritos do país, incluindo regiões autónomas da Medira e Açores.O distrito de Castelo Branco apresenta 33 escolas candidatas, 15 da Covilhã, oito de Castelo Branco, três do Fundão, duas de Idanha-a-Nova, e uma de Penamacor, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

PENAMACOR TOMA POSSE

 
 
Consciente que vai enfrentar quatro anos difíceis, António Luís Soares garante que a actual conjuntura não vai ser desculpa para não fazer um bom mandato na câmara municipal de Penamacor. 
 
Sábado, 19 de Outubro de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"
 
O novo presidente da autarquia penamacorense reafirmou na tomada de posse o que tinha dito em campanha eleitoral "não vai ser um mandato fácil, os tempos estão difíceis, no município e no país, disse em campanha eleitoral que não era por isso que não irira fazer um bom mandato e após ser eleito reafirmo aqui que o nosso compromisso mantém-se e o que nós apresentámos em campanha eleitoral foi um projecto com futuro para Penamacor que vise acima de tudo a sustentabilidade do nosso território".
Um projecto assente na criação de emprego no concelho, única forma de fixar gente e inverter o ciclo de desertificação a que Penamacor tem assisitido. Para isso o autarca deixou uma palavra aos actuais e potenciais empresários do concelho "as portas do meu gabinete e dos vereadores estarão sempre abertas para receber qualquer munícipe, mas acima de tudo qualquer cidadão ou empresário que queira investir no nosso concelho e criar emprego, porque só dessa forma iremos conseguir".
Crítico em relação à actuação do governo, António Luís Soares garante que tudo vai fazer para evitar o encerramento da repartição de finanças de Penamacor – uma das primeiras batalhas do mandato "eles já sabiam que íam fechar a nossa delegação de finanças, não o quiseram dizer porque mais uma vez fizeram questão de esconder a política desastrosa que têm feito, iremos fazer o possível para tentar travar algumas dessas decisões de destruição do interior do nosso país".
Aos funcionários do município o novo presidente da câmara de Penamacor pediu espírito de equipa, aos municípios vizinhos, união. A equipa liderada por António Luís Soares é ainda constituída por Manuel Joaquim Robalo e Ilidia Cruchinho, eleitos nas listas do PS, da bancada da oposição fará parte Vítor Gabriel e Pedro Folgado.
Jorge Seguro foi reeleito presidente da mesa da assembleia municipal de Penamacor.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Empresa de Penamacor oferece condições acima da média para motivar empregados

 
Uma empresa de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, aposta na motivação dos empregados com salários acima da média, viagens de férias e até um ginásio.

In "SIC Notícias"

De 14 a 19: Contra a pobreza e exclusão social

 
A Associação Solidariedade Sem Fronteiras associa-se, de 14 a 19 de outubro, à Semana Contra a Pobreza e Exclusão Social, organizando no concelho de Penamacor três iniciativas.
 
In jornal "A Reconquista"

AFCB: SELECÇÃO SÉNIOR TREINA DIA 21

 
 
Os treinadores (Filipe Roque / João Paulo Roque) da Selecção Distrital de Futebol Sénior da AF Castelo Branco, convocaram 25 jogadores para o 3º treino, a realizar dia 21 de outubro, em Alcains (Trigueiros de Aragão), a partir das 20 horas. A equipa prepara-se para participar na 1ª fase da Taça das Regiões da FPF. Os jogos disputam-se de 8 a 11 de novembro, em Beja.
 
Quinta, 17 de Outubro de 2013 por Miguel Malaca in "Rádio Cova da Beira"
 
Conheça a convocatória:
Atalaia do Campo (2): Duarte Carapito e Leandro Pinto
AD Estação (5): David Patriarca, Ricardo Morais, João Soares, André Reis e João Lopes
Proença-a-Nova (4): Marco Dias, Pedro Verganista, José António Catarino e Carlos Tereso
Oleiros (4): Ricardo Lourenço, Marco Farinha, Nelson Morais e David Ferreira
Pedrogão de S. Pedro (1): João Carrilho
CD Alcains (6): Eduardo Martins, Hugo Caio, João Lourenço, Francisco Sordo, Bernardo Rebordão e Ricardo Sousa
Vila Velha de Rodão (2): João Martinho e João Diogo
GD Teixosense (1): João Augusto.
Esta selecção, recorde-se, é composta por atletas das provas distritais, que nunca tenham assinado contrato profissional, nascidos entre 1980 e 1984 (3 jogadores) e a partir de 1985.
Na 1ª Fase da competição, a equipa da AF Castelo Branco, vai defrontar na Zona 3, as selecções de Beja, Portalegre e Algarve.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

TARDE DESPORTIVA: SCC EMPATA COM A OLIVEIRENSE

 
 
Em jogo em atraso da nona jornada da II Liga, o SCC empatou este domingo, no complexo desportivo da Covilhã, a duas bolas com a Oliveirense. Saiba os resultados das equipas da região nos diferentes campeonatos.
 
Domingo, 13 de Outubro de 2013 por Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"
 
Na Covilhã, a equipa de Oliveira de Azeméis esteve na frente do marcador por duas vezes, mas o SCC, por Forbes, conseguiu igualar a partida. João Pinho, guarda-redes da Oliveirense, foi uma das figuras do jogo ao negar por três vezes o golo ao Sporting Clube da Covilhã.
No final de dez jornadas, o SCC tem 18 pontos (ocupa a 5ª posição), o dobro dos que tinha o ano transacto, cumprido o mesmo número de jogos para a Liga de Honra.
Campeonato nacional de Séniores: Série E – 6ª jornada

Pampilhosa - Águias Moradal, 4-1
Tourizense - Sourense, 1-0
Carapinheirense - Benfica Castelo Branco, 0-0
Sertanense - Nogueirense, 2-1
Manteigas - Naval 1.º Maio, 1-1
Na tabela classificativa:O primeiro é o B C Branco com 14 pontos.
LIGA COVIFIL 3ª jornada:
V V Ródão-1 Atalaia do Campo – 2
Alcains – 7 Teixosense -0
Pedrógão – 0 V. Sernache – 3
Oleiros – 2 CAF – 0
Proença-a-Nova- 4 Belmonte – 0
O Alcains lídera a tabela classificativa com 9 pontos.

PENAMACOR: JSD ADMITE RESULTADOS PÉSSIMOS

 
Na análise aos resultados eleitorais, o presidente da JSD admite que "foram péssimos" para a candidatura apoiada pelo PSD, não esconde a "frustração" pela penalização do PSD em Penamacor e noutros concelhos, e mostra-se disponível para participar na "reorganização do PSD local" e pede à concelhia para "assumir também as suas responsabilidades". Renato Silva vai assumir o cargo de deputado na AMP.
 
Domingo, 13 de Outubro de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Fábrica abre ginásio só para trabalhadores

 
Empregos com condições precárias para os funcionários são um cenário cada vez mais comum em Portugal. Mas em Penamacor, uma empresa contraria essa tendência. E mantém motivados os trinta trabalhadores.
 
 
Reportagem vídeo disponível em TVI24.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PCP QUESTIONA ENCERRAMENTO DE FINANÇAS

 
A deputada do PCP na Assembleia da República, Paula Santos, questiona governo sobre encerramento dos serviços locais de finanças de Penamacor, Idanha a Nova, Vila Velha de Ródão, Oleiros, Vila de Rei, Proença a Nova e Belmonte.
 
Hoje, às 10:04 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"
 
Paula Santos recorda a resposta do governo à pergunta já formulada pelo PCP nesse sentido. Na altura, o governo assumiu que a redução dos serviços locais de finanças constavam do memorando celebrado com a troika, estando ainda por definir quais. A proposta de reorganização seria elaborada após uma "cuidadosa avaliação das necessidades das diferentes regiões e distritos". Nesse sentido, a deputada Paula Santos questiona a ministra de estado e das finanças se o governo já tem na sua posse a proposta final de reorganização, se confirma a intenção de encerrar sete serviços locais de finanças no distrito de Castelo Branco e quais, como será assegurado o direito das populações ao acesso a este serviço público de proximidade, quantos trabalhadores preveem despedir como resultado desta decisão e de que forma serão garantidos os seus direitos.

Penamacor: Roturas afetam abastecimento ao concelho

A população da vila tem sofrido com a falta de água ou de pressão da mesma. Arquivo Reconquista

A velha conduta ligada à barragem da Meimoa tem acumulado problemas. A construção de uma nova conduta está prevista mas não há dinheiro.

In jornal "A Reconquista"

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SINDICATO APREENSIVO

 
 
O presidente da direcção distrital do sindicato dos trabalhadores dos impostos admite que está preocupado com as notícias que vieram a público nos últimos dias em que o governo se prepara para encerrar mais de uma centena de repartições de finanças em todo o país.
 
Quarta, 09 de Outubro de 2013 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"
 
No inicio desta semana o “Diário de Notícias” publicava uma listagem que dava conta do encerramento de seis repartições no distrito; Belmonte, Penamacor, Oleiros, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova mantendo-se apenas em funcionamento as de Castelo Branco, Covilhã, Fundão e Sertã. Contactado pela RCB, Luís Miguel Rodrigues refere que o sindicato não conhece nenhuma proposta em concreto, mas admite alguma preocupação com este cenário "no distrito manifestamos a nossa preocupação quanto à perspectiva de encerramento de serviços; é missão do sindicato acompanhar o processo mas sem identificar situações já que, por detrás dos serviços, existem pessoas que estão preocupadas com o seu futuro profissional".
Caso se venha a concretizar o encerramento de qualquer repartição de finanças na região, o presidente da direcção distrital do sindicato espera que essas dificuldades possam ser minimizadas com a abertura de postos de atendimento "são espaços que podem garantir a continuidade de alguns funcionários mas não vale a pena falar sobre cenários especulativos; vamos ver".
Para o sindicato a preocupação fundamental é garantir a situação funcional dos trabalhadores que estão nesses serviços "estamos preocupados mas temos que nos manter firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores e estou certo que no final haverá uma solução a bem dos funcionários".
Actualmente existem cerca de duas centenas de trabalhadores dos impostos no distrito de Castelo Branco.

PENAMACOR: TOMADA DE POSSE A 19 OUTUBRO

 
Os novos órgãos autárquicos do concelho de Penamacor tomam posse no próximo dia 19 de Outubro. A cerimónia decorre a partir das 11h no salão nobre dos paços do concelho.
 
Quarta, 09 de Outubro de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Depois das Juntas, as Finanças

Em cada um dos distritos da Beira Interior estão em risco mais de metade das repartições.
 
BELMONTE, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão. Nas contas feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos estes são os concelhos onde é iminente o encerramento de repartições de Finanças. O sindicato cruzou vários dados, entre os quais as necessidades e o pessoal existentes em cada serviço tal como está definido num despacho publicado pelo diretor geral da Autoridade Tributária a 6 de setembro, e chegou à conclusão que no distrito de Castelo Branco podem estar para breve o fecho de sete das 12 repartições de Finanças existentes, ou seja, 58,3 por cento dos serviços estão em risco. No distrito da Guarda, mais de metade (71,4 por cento) das repartições podem fechar as suas portas. Os municípios de Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Manteigas, Meda, Pinhel, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa são aqueles identificados pelo sindicato na “lista negra” de encerramentos “que podem ainda acontecer este ano, caso os autarcas não reajam”, alerta o sindicato.
 
A ameaça de extinções na rede nacional de serviços de Finanças “há muito que está prevista, apenas não avançou porque estávamos em vésperas de eleições autárquicas e não queriam afugentar a lebre”, acusa Paulo Ralha, presidente do sindicato.
 
Questionado pelo Jornal do Fundão sobre a possibilidade de esta medida afectar a continuidade as direções distritais de Finanças, o sindicato responde que “para já é especulativo falar numa situação dessas. Com o encerramento de repartições poderá haver reestruturação”, admite. No distrito de Castelo Branco no conjunto das sete repartições em risco de encerramento trabalham 40 pessoas. A medida resultará na transferência destes funcionários para outros serviços. Luís Rodrigues, presidente da direção distrital do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos de Castelo Branco, mostra-se preocupado com a retirada de mais um serviço à população do interior do país. “Estamos numa região de população envelhecida, com alguma iliteracia, com dificuldade de mobilidade”, frisa o responsável que faz notar que as repartições prestam serviços tão variados como a da entrega da declaração de IRS, emissão e atualização de caderneta predial ou cobrança coerciva de impostos. “As Juntas já prestam apoio na entrega da declaração do IRS, o que é positivo, mas os funcionários das Finanças têm toda a preparação técnica e têm acesso a dados do contribuinte que as Juntas não possuem. Um serviço não substitui o outro”, sublinha. Em declarações ao Diário Económico, em setembro, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que o plano para fechar metade dos serviços de Finanças ainda não está concluído.
 
 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DOMINGOS TORRÃO VAI ANDAR POR AÍ

 
 
O ainda presidente da câmara municipal de Penamacor já tinha avisado que ia continuar a "andar por aí". Depois de três mandatos, ou seja 12 anos, à frente dos destinos do município, Domingos Torrão quer continua a dar o seu contributo para o desenvolvimento do concelho.
 
Terça, 08 de Outubro de 2013 por Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"
 
Entrevistado no programa RCB “Flagrante Directo”, revelou que a sua actuação vai continuar a ser feita a Penamacor, agora através da política partidária. Domingos Torrão deve candidatar-se à presidência da concelhia do Partido Socialista
“Na política do concelho porque sempre estive ligado a Penamacor, aliás sou militante do PS e com quotas em dia. A candidatura à presidência da concelhia socialista penamacorense ainda não está pensada, mas não está excluída. A aprendizagem que fiz, o conhecimento que tenho de diversas matérias e a formação académica que possuo fazem com que esteja melhor preparado que há 20 e há 12 anos”, salienta o autarca
O edil defende a necessidade das estruturas partidárias se abrirem à sociedade, e a concelhia socialista penamacorense não foge a esta regra
“Com a gente nova que vai ficar á frente da câmara municipal é preciso abrir a concelhia do PS à sociedade e fazer mais militantes, pessoas que sejam pró-activos no concelho: pequenos empresários, elementos de juntas e assembleias de freguesia que nunca chegaram a entrar no PS tèm que o fazer agora. É preciso arranjar uma estrutura forte”, refere Domingos Torrão.
E o ainda presidente do muncípio já sabe quais os temas que a concelhia socialista de Penamacor deve colocar na agenda para discussão:
“Regadio da Cova da Beira, emparcelamento, forma de transformar e comercializar os produtos locais devem ser assuntos levados à federação distrital de Castelo Branco do PS que os deve encaminhar para quem de direito. Isto tem que mudar !”, conclui o autarca.
Presidente da câmara de Penamacor não sai de cena a concelhia do PS de penamacor deve ser uma das apostas, mas também o lar Dona Bárbara Tavares da Silva onde é actualmente presidente da direcção. Recorde-se que até 1 de Dezembro próximo, a unidade de cuidados continuados de saúde tem que começar a funcionar.
Quanto ao novo executivo e assembleia municipal de Penamacor, a cerimónia de tomada de posse deve realizar-se no próximo dia 19 de Outubro.

GNR: OS NÚMEROS DA CRIMINALIDADE

 
 
A GNR está a investigar um crime de dano que ocorreu num edifício público no Canhoso: paredes, vedações e candeeiros foram vandalizados no multiusos e zona envolvente, causando prejuízos no valor de 19 mil euros. É um dos 39 crimes contra o património registados na última semana pelo comando territorial de Castelo Branco da GNR.
 
Terça, 08 de Outubro de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"
 
No caso do Canhoso, não é a primeira vez que o ainda presidente da junta daquela localidade apresenta queixa na GNR por actos de vandalismo no local. Em Penamacor, a GNR está a investigar um crime de burla ocorrido em Pedrógão de S. Pedro e que consiste na história de um construtor civil que ficou com o dinheiro de uma obra que nunca foi feita, em causa está um montante de 25 mil euros. A GNR do Fundão registou um furto a uma residência em Atalaia do Campo de onde levaram, vários artigos pessoais em ouro no valor superior a 15.700 euros. Também no Peso, a GNR investiga o furto ao interior de uma residência com prejuízos próximos dos quatro mil euros em dinheiro e bens pessoais.
São algumas da 39 denúncias apresentadas na GNR que registou ainda 27 crimes contra as pessoas, três dos quais por violência doméstica. Dos 13 crimes contra a sociedade destaque para três de incêndio florestal e seis por condução sob efeito de álcool com taxas que oscilaram entre os 1,58 e os 2,20 gramas de álcool por litro de sangue.
Entre 30 de Setembro e 6 de Outubro a GNR do distrito realizou 27 acções de sensibilização, com destaque para a operação “Regresso às aulas em segurança” e “Idosos em segurança” que envolveram 51 militares, 17 professores, 288 alunos e 374 idosos.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Resultados das eleições autárquicas no distrito

O PS conquistou a maioria das 11 câmaras do distrito de Castelo Branco, com vitórias em Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova, Belmonte, Covilhã e Vila Velha de Ródão.
O PSD venceu no Fundão, Oleiros, Sertã e Vila de Rei.

ZENOLY KLYMCO EXPÕE EM PENAMACOR

 
 
Até final do mês, os Paços do Concelho de Penamacor acolhem uma mostra de pintura, no âmbito da 1.ª residência do artista, que decorreu na casa do castelo de Penamacor, da autoria do pintor ucraniano Zenoly Klymco.
 
Hoje, às 9:58 por Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"
 
Zenoviy, nasceu a 15 de Maio de 1951 na Ucrânia. Desde 1971 até 1975, estudou no Instituto de Tipografia Ivan Federov de Lviv, na Faculdade de Literatura e Redacção, universidade onde absorveu uma atmosfera de grande nível artístico e intelectual que se vivia, considerada das mais prestigiadas na época, em toda a União Soviética.
Trabalhou como correspondente, como repórter fotográfico e ilustrador em jornais, e também como redactor técnico-artístico na secção de revisão editorial na editora “Oblpoligrafvdav”, da cidade de Ivano-Frankivsk.
Em 1986 ilustrou cartazes de propaganda e informação sobre temas agrícolas, tendo sido classificado em segundo lugar, no concurso organizado para o efeito.

É membro da União dos Jornalistas da Ucrânia. Participou com os seus trabalhos gráficos e aguarelas em exposições nas cidades de Lvov e Ivanofrankivsk. Realizou na Ucrânia, cartazes para cinema e teatro.
A residir em Portugal desde 2000, obteve em 2004 uma Menção Honrosa no concurso de pintura e escultura da Académie Européenne dés Arts. Participou em inúmeras exposições colectivas em Portugal, entre as quais se
podem destacar as realizadas nas cidades de Lisboa, Almada, Torres Novas, Sintra, Lagos,…
Realizou exposições individuais em Portugal, em várias Galerias Municipais e privadas,assim como no Centro Cultural da Embaixada do seu país. Foi seleccionado para o projecto “Artistas em Residência” da Câmara
Municipal de Idanha –a-Nova.

Em 2009, foi seleccionado para a Bienal de Arte do Avante.

A sua pintura percorre temáticas variadas, incluindo paisagem, retrato, nu,natureza morta, predominantemente na técnica de aguarela, apresentando no entanto, trabalhos em grafite, pastel, óleo, acrílico.

Tem obras adquiridas por coleccionadores em Portugal e no estrangeiro.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Penamacor: Desempregados recuperam património

O cruzeiro de Santo António foi um dos monumentos recuperados.

O programa Património Ativo envolve sete mulheres e três homens do concelho, inscritos no centro de emprego.
 
In jornal "A Reconquista"

TARDE DESPORTIVA - RESULTADOS FINAIS

 
 
Foi uma jornada francamente positiva para os clubes do distrito no campeonato nacional de séniores. Vitórias do Benfica C.Branco e Águias do Moradal e empate do Sertanense na Figueira da Foz, ante a Naval. Na Taça de Honra José Farromba os resultados não revelaram surpresa.
 
Domingo, 06 de Outubro de 2013 por José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"
 
Benfica C. Branco 1-0 Tourizense
43' 1-0 Marocas
Está a ser um jogo com grande protagonismo do árbitro, que já expulsou 3 jogadores. Aos 40' expulsou Dani Matos por duplo amarelo, aos 60 expulsou Bruno Santos do Tourizense e aos 80' novo duplo amarelo, desta feita para João Rui, deixando o Benfica a jogar os últimos 10 minutos com 9 unidades, contra 10 do adversário.
Vitória suada e a necessitar de muito empenho dos jogadores do Benfica.
Naval 1º Maio 2-2 Sertanense
40' 1-0 Oliveira
46' 1-1 Rafael, que ainda contou com a colaboração de defesa
50' 1-2 Rafael, depois de uma boa jogada de Renato
90+4 2-2 Salatiel
Vitória fugiu nos últimos segundos, num jogo que o Sertanense terminou com nove unidades.
Águias do Moradal 1-0 Manteigas
82' 1-0 Edema
Boa vitória da equipa de João Laia.
Taça de Honra José Gonçalves Farromba
Teixosense 0-1 Atalaia do Campo
59' 0-1 Tiago Barata
Pedrógão 1-1 Belmonte
53' 1-0 Gregório
67' 1-1 Carvalheira
C. Ac. Fundão 0-5 A.D. Estação
30' 0-1 Aruna
43' 0-2 Milton
58' 0-3 Aruna
70' 0-4 Milton
88' 0-5 Luís Neves
V. Sernache 3-3 Alcains
14' 0-1 Rui Reis
40' 0-2 Yero
43' 1-2 China
50' 2-2 Rabãa
77' 2-3 Rui Paulo
79' 3-3 Tiago Sousa
Proença 2-0 Oleiros
57' 1-0 Suisso
90+1 2-0 Fábio

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Arlindo de Carvalho - Penamacor (Album 50 anos de canções)

Penamacor: Escultura lembra padre que revolucionou Aldeia do Bispo

A escultura foi colocada na Lameira. Foto DR

A abertura de um colégio e do centro social são algumas das obras que o pároco deixou na aldeia, onde esteve entre 1956 e 1966.

In jornal "A Reconquista"

Penamacor: José Candeias junta amigos em homenagem

O professor juntou amigos e familiares em Aldeia de João Pires

Aldeia de João Pires prestou homenagem ao professor José Candeias, numa iniciativa que decorreu na freguesia do concelho de Penamacor. A festa teve um almoço e uma missa, por alma dos familiares do homenageado. Entre os convidados estiveram o Bispo Auxiliar de Braga, D. António Moiteiro, e o novo reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo, ambos naturais do concelho.
O homenageado agradeceu a homenagem, que juntou cerca de 200 pessoas.
José Candeias nasceu em 1934 e começou a lecionar em 1958, depois de concluir o Magistério Primário na Guarda. Foi professor em Aldeia do Bispo e em 1979 abraçou a alfabetização de adultos, coordenando esta atividade no concelho e tornando-se um dos pioneiros a nível nacional. Aposentou-se em 1992 mas continuou em atividade com a direção da filarmónica União de Aldeia de João Pires durante 25 anos e a criação de um museu etnográfico na aldeia. É ainda um dos rostos do Centro Social Paroquial de Aldeia de João Pires, ao qual se dedica desde 1981.

In jornal "A Reconquista"

TARDE DESPORTIVA

 
 
Foi muito positiva, a participação dos clubes do distrito nos campeonatos nacionais. O Sp. da Covilhã, na Liga Cabovisão, conquistou um ponto no sempre dificil terreno do Feirense. O Benfica e C.Branco e o Sertanense golearam, pelo mesmo resultado (4-1) os seus adversários, no campeonato nacional. Nesta prova o Moradal perdeu 3-0 em Soure. No futsal a Desportiva não foi além de um empate.

Sábado, 28 de Setembro de 2013 por José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Liga Covifil - 2ª jornada

C.Ac.Fundão 0-4 Proença
8' 0-1 Fábio Martins
11' 0-2 Casquinho
45' 0-3 Pias
74' 0-4 Nuno Alves

Belmonte 0-2 Alcains
75' 0-1 Rui Paulo
80' 0-2 Vieira


Teixosense 2-2 V. V. Ródão
17' 1-0 Ângelo
18' 1-1 Torres
19' 1-2 Gerson
28' 2-2 Brigida


Atalaia do Campo 0-0 Pedrógão


V. Sernache 1-0 A.D.Estação
44' Fabio Cruz
Concluida a segunda jornada do distrital, Alcains e Proença, são guias isolados, com 6 pontos, numa jornada que só teve, no jogo do Fundão, um resultado desequilibrado, de resto, o Alcains só se conseguiu impor em Belmonte na parte final do encontro, em Cernache a equipa do Vitória conquistou os três pontos, mas teve um digno adversário pela frente. O V. Velha de Ródão foi arrancar um precioso empate no Teixoso e a Atalaia do Campo não conseguiu, em sua casa, levar de vencida o Pedrógão.

Campeonato nacional séniores - 4ª jornada

Pampilhosa 1-4 Benfica C. Branco
3' 0-1 João Rui
5' 1-1 ????
18' 1-2 Marocas
65' 1-3 João Rui
73' 1-4 João Rui

Sourense 3-0 Águias do Moradal
41' 1-0 Mauro
75' 2-0 Valter
85' 3-0 ????


Sertanense 4-1 Manteigas
2´1-0 Alex
59' 2-0 Kiki
68' 3-0 Tiago
84' 4-0 Rafael
89' 4-1 Titá


Liga Cabovisão - 8ª jornada

Feirense 1-1 Sp Covilhã
41' 1-0 Porcellis
79' 1-1 Forbes
Mais um bom jogo do Sporting da Covilhã, com um resultado que não pode deixar de agradar aos serranos.

Campeonato nacional da 1ª divisão em Futsal - 4ª jornada

A.D. Fundão 1-1 Académica

Cinco inicial da ADFundão: André Sousa, Davide, André Nabais, Lileu e Mário Freitas

Cinco inicial da Académica: Pedro, Batalha, Jander, Picasso e Gonçalo Brandão.

6' 1-0 Noé Pardo
30' 1-1 Batalha
Terminou a partida com a divisão de pontos entre fundanenses e estudantes. A Desportiva teve mais ocasiões para marcar, provavelmente teria merecido a conquista dos três pontos mas a Académica tudo fez para o não perder. Aliás, a equipa de Tó Coelho revelou-se cheia de ambição, quando perdia por 1-0. Logo após o reinicio do encontro, após o intervalo, o técnico dos estudantes colocou a sua equipa a jogar de 5x4 tirando dividendos dessa aposta, pois chegou ao tento da igualdade e depois permitiu-se controlar o tempo de jogo, sem que a Desportiva reagisse a esse controlo.

CDS DENUNCIA IRREGULARIDADES EM SALVADOR


 
O CDS-PP em Penamacor apresentou queixa à Comissão Nacional de Eleições. Em causa está a freguesia de Salvador onde, segundo o presidente da concelhia daquele partido, a mesa foi irregularmente constituída.
 
Terça, 01 de Outubro de 2013 por Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"
 
Em causa está a substituição do presidente da mesa que não compareceu devido ao falecimento de um familiar “o seu substituto seria o vice-presidente; no entanto, por este não possuir escolaridade obrigatória, e não tendo sido aceite o secretário para presidente, o presidente da junta de freguesia, sem qualquer consenso e por sua iniciativa, nomeou um eleitor da freguesia, externo à mesa, para assumir as funções de presidente da mesa.”
O CDS-PP considera a situação irregular e violadora das normas consagradas no artigo 75º da lei eleitoral autárquica que diz “Não podem ser designados membros da mesa os eleitores que não saibam ler e escrever português, e o presidente e o secretário devem possuir escolaridade obrigatória.”, e do artigo 83º que diz “Se uma hora após a marcada para a abertura da assembleia de voto, não tiver sido possível constituir a mesa por não estarem presentes os membros indispensáveis ao seu funcionamento, o presidente da junta de freguesia, mediante acordo da maioria dos delegados presentes, designa os substitutos dos membros ausentes de entre eleitores pertencentes a essa assembleia de voto.”.
O CDS considera a situação irregular e apresentou queixa na CNE. Recorde-se que Salvador, foi a única junta de freguesia ganha pela Coligação Juntos por Penamacor.

PENAMACOR: PS VENCE EM TODA A LINHA

 
 
O Partido Socialista foi o grande vencedor das eleições autárquicas naquele concelho. Obteve mais votos na eleição para a autarquia, assembleia municipal e juntas de freguesia, só não vencendo em Salvador. António Beites é o novo presidente da câmara de Penamacor, substituindo o também socialista Domingos Torrão no cargo.
 
Segunda, 30 de Setembro de 2013 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"
 
Em termos globais para a autarquia o PS teve 2029 votos e elegeu três vereadores seguido da coligação "Juntos por Penamacor" (PSD/MPT) com 1142 e que elege dois membros no novo executivo.O CDS/PP obteve 340 votos para a câmara e a CDU 77. Para a assembleia municipal os socialistas obtiveram 1965 votos e nove mandatos, a coligação 1185 e elege cinco deputados, o CDS/PP 322 com a eleição de um membro para o órgão. A CDU obteve 90 votos e não elegeu qualquer representante. Para as juntas o PS só não venceu no Salvador onde a coligação foi a força política mais votada e é a única freguesia do concelho que não será dirigida por um autarca socialista no próximo mandato.
António Beites sucede assim a Domingos Torrão na presidência da câmara municipal de Penamacor e considera que "este resultado é uma resposta às criuticas de que as listas foram feitas em cima do joelho; quando se apresentam as melhores equipas e os melhores projectos o resultado só pode ser a vitória". Já Vítor Gabriel, cabeça de lista da coligação, refere que "este não era o resultado que esperavamos e acredito que o PSD sofreu aqui uma penalização em virtude das medidas de austeridade da governação nacional). António Bento, candidato do CDS/PP refere que este resultado "foi o tiro final duma estratégia suicida seguida pelo PSD uma vez que nunca conseguiu ganhar as eleições em Penamacor sem existir uma coligação com o CDS".
A abstenção em Penamacor foi próxima dos 32% e semelhante às eleições de 2009.