terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Rejeitada agregação de freguesias pela Assembleia Municipal de Penamacor

 
A Assembleia Municipal de Penamacor rejeitou, por unanimidade, a proposta de extinção de três das atuais 12 freguesias do concelho.
A decisão, tomada na última reunião daquele órgão, refere que a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território ignorou a posição contrária à extinção e agregação, assumida pela Assembleia Municipal, a Câmara Municipal e as próprias freguesias.
A Assembleia Municipal aprovara em outubro a manutenção de todas as freguesias do concelho, pedindo a reponderação da lei sobre a reorganização administrativa.
A história do concelho, as distâncias entre freguesias e a falta de uma rede de transportes públicos foram alguns dos argumentos.
A moção agora aprovada sublinha alguns destes argumentos, acrescentando que a proposta “não cumpre, comprovadamente, um alegado objetivo de redução da despesa”.
A proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território prevê a fusão entre as freguesias de Águas, Aldeia do Bispo e Aldeia de João Pires e entre Pedrógão de São Pedro e Bemposta.

(Texto: Agência Lusa)

In "Diário As Beiras"

Sem comentários: