terça-feira, 4 de dezembro de 2012

REJEIÇÃO UNÂNIME

Assembleia municipal de Penamacor avança com providência cautelar para travar a agregação de cinco freguesias naquele concelho.


Hoje, às 15:47 por Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

A proposta foi aprovada por unanimidade na última reunião do órgão, onde foi mostrado um forte protesto às propostas da unidade técnica para a reforma do poder local que propõe a fusão das freguesias de Águas, Aldeia do Bispo e a Aldeia de João Pires e ainda a agregação de Bemposta a Pedrógão.
O autarca de Águas não cala a sua revolta perante esta situação. Francisco Barreto desafia todos os eleitos que são membros de partidos políticos a entregaram o cartão de militante "porque senão vão ser cúmplices desta situação" e escreveu ao presidente da Anafre a pedir a demissão de Armando Vieira.
Embora tendo votado a favor da apresentação da providência cautelar, Francisco Abreu, da bancada da oposição, defendeu a adopção de outras medidas de força "a minha medida era que ninguém votasse nas próximas eleições autárquicas e também que fossem entregues as chaves das juntas de freguesia à presidente da assembleia da república para que os senhores que aprovaram esta lei venham tomar conta das autarquias".
Já o presidente do órgão refere que "até ao momento, a assembleia municipal não recebeu qualquer notificação sobre o assunto". Jorge Seguro considera ainda que não foi inocente o agendamento do debate sobre o tema na assembleia da república já para a próxima quarta-feira "isso foi feito para que não existisse qualquer hipótese de reacção por parte das juntas".
O presidente da assembleia municipal de Penamacor não poupa ainda nas críticas à decisão do governo em avançar com a agregação de freguesias, quando se prepara para reestruturar o funcionamento das comunidades inter-municipais. Jorge Seguro refere que "estão a ser criados perto de uma centena de novos cargos que são fatos à medida de autarcas que já não podem recandidatar-se nas próximas autárquicas".
Já o vice presidente da câmara de Penamacor garante que a autarquia, para além de integrar esta proposta, também irá apresentar uma outra providência cautelar em conjunto com as freguesias envolvidas. António Cabanas acredita que "vai ser possível travar o processo para que a reforma não entre em vigor antes das próximas eleições autárquicas".

Sem comentários: