sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Loja social para ajudar familias carenciadas em Penamacor

Criada em 2009, a Associação Solidariedade Sem Fronteiras já ajudou 202 pessoas carenciadas do concelho de Penamacor. Famílias que têm agora ao seu dispor uma loja social onde os vão estar disponíveis alimentos, vestuário, brinquedos e mobiliário. No espaço cedido pela Câmara Municipal de Penamacor, no Mercado Municipal, será também prestado apoio em processos burocráticos, explica a presidente desta associação criada por jovens na Aldeia de João Pires.

Segundo Andreia Martins, o objectivo é “lutar contra o desperdício, aproveitar os bens que sobram e entregá-los a quem realmente precisa”. Actualmente estão a ser apoiadas pela instituição cerca de seis dezenas de pessoas, de 20 famílias carenciadas de Penamacor, mas “todos os dias surgem novos pedidos de ajuda”. Mais do que entregar bens essenciais para a sobrevivência, a associação pretende ser uma plataforma de apoio para a integração na sociedade. Para isso têm sido realizadas várias acções de formação, explica Andreia Martins.


Com a ajuda dos voluntários a loja social vai estar a funcionar às segundas-feiras de manhã e às quartas-feiras durante todo o dia. Para angariar verbas, a associação vai permitir que os sócios possam comprar algumas das peças que estão na loja social a um preço simbólico, “desde que haja sempre um exemplar para alguém que precise”. A associação sem fins lucrativos conta com o apoio de colectividades e empresas da região na angariação de bens, mas toda a ajuda é pouca. Andreia Martins espera que mais instituições se juntem a esta causa que segue o lema “recolha, reutilização e redistribuição”.


Por: Susana Proença in "Jornal do Fundão"


Ficheiros para Download

AUDIO - Andreia Martins explica que o objectivo é "lutar contra o desperdicio" .Ficheiro anexado AUDIO - Andreia Martins explica que o objectivo é "lutar contra o desperdicio"

Sem comentários: