terça-feira, 11 de outubro de 2011

1º FESTIVAL DO BORREGO CHURRO EM PENAMACOR

A Câmara Municipal de Penamacor promove, de 24 de Outubro a 5 de Novembro, o 1.º Festival do Borrego Churro, espécie ovina autóctone que tem o seu solar no concelho de Penamacor. O principal objectivo do festival é "promover a ovelha churra em termos gastronómicos, como mais uma iguaria da cozinha regional da Beira Interior".

Esta iniciativa destina-se somente aos restaurantes do Concelho. Os interessados deverão solicitar o regulamento e enviar a inscrição para o e-mail: gab.cultura@cm-penamacor.pt, até ao próximo dia 14 de Outubro.

A iniciativa insere-se na estratégia delineada pelo município desde 2003 quando decidiu avançar com projecto de salvar a raça em vias de extinção. O projecto, comparticipado pelo Programa Interreg III , contou com as colaborações da Escola Superior Agrária de Castelo Branco e da Cooperativa Agrícola e Desenvolvimento Rural, CRL- MEIMOACOOP, à qual foi confiada a criação do Registo Zootécnico da Raça.

A segunda fase é a afirmação da ovelha churra "como uma aposta certa no caminho da genuinidade e da superior qualidade dos seus atributos, quer no que respeita à carne como ao leite, contra a lógica da maior produtividade que as raças exóticas vieram proporcionar". Segundo a autarquia, e associada a estes atributos, está a "majoração conferida nos apoios comunitários que vem também contribuir para salvaguarda e viabilizar este importante património genético, fruto da evolução gerada na resistência às difíceis condições ambientais da região".


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: