terça-feira, 26 de abril de 2011

PENAMACOR: DÍVIDA SUPERIOR A 12 MILHÕES

Oposição votou contra as contas referentes a 2010. É que segundo Vítor Gabriel, apesar da dívida ter estabilizado, estabilizou em valores muito elevados. Domingos Torrão desdramatiza.

Dos cerca de 17 milhões de euros que tinha orçamentado para 2010, a câmara de Penamacor executou cerca de 10 milhões. Uma taxa de execução de 57% que é, segundo a oposição, "das mais baixas dos últimos anos" mas que para a maioria é fruto dos atrasos do Quadro Comunitário. Ultrapassado este constrangimento, Domingos Torrão acredita que a taxa de execução este ano vai subir significativamente "nomeadamente com a concretização de 4 obras importantes que temos no terreno: o centro educativo, a rua de Sta. marta, o cruzamento das aldeias e a zona de lazer da Meimoa".

O presidente da autarquia fala em obras no terreno, a oposição destaca as obras que, segundo as contas de 2010, tiveram uma execução nula "falo concretamente da revisão do PDM com uma taxa de execução de 0%, da regeneração urbana da vila, da requalificação de património ou do centro interpretativo do castelo de Belmonte".

Na análise à situação financeira da autarquia, Domingos Torrão recorda que em 2009 o município de Penamacor tinha ultrapassado o limite de endividamento em 600 mil euros e que em 2010, teria que reduzir pelo menos 10% desse valor. O autarca diz que a lei "não só foi cumprida como foi ultrapassada essa percentagem".

Para a oposição, que votou contra as contas, o problema está nos montantes da dívida que segundo Vítor Gabriel ultrapassa os 12 milhões de euros "é que a dívida estabilizou mas estabilizou em valores muito elevados, num quadro de restricção a situação financeira do município é extremamente preocupante".

Segundo Domingos Torrão dos 12 milhões de euros, 3 milhões e 700 mil são dívidas a médio e longo prazo contratualizadas com a banca, no que diz respeito às dívidas a fornecedores a Empresa Águas do Zêzere e Côa é a maior credora do município.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: