domingo, 24 de outubro de 2010

Penamacor recebe encontro nacional

Quem bem que se está na caravana

O Fórum de Caravanismo de Portugal chamou caravanistas de todo o país ao Parque de Campismo do Freixial, em Penamacor. O local foi escolhido pelos participantes através da internet.

São de diferentes zonas do país mas encontram-se quase todos os dias no mesmo local. Os amantes do caravanismo têm desde há um ano um espaço comum na internet, onde trocam dicas sobre esta prática e cultivam amizades. E foi também através do sítio www.caravanismoportugal.com que escolheram Penamacor para a segunda edição do encontro nacional de caravanismo. O Parque de Campismo do Freixial foi um dos três locais propostos para o encontro, acabando por recolher o maior número de votos.

O Fórum de Caravanismo de Portugal nasceu há cerca de um ano devido à falta de informação na internet. O que começou por ser um fórum é hoje uma página com cerca de 400 utilizadores registados.

Francisco Ramos, um dos moderadores, explica que Fórum Caravanismo de Portugal não funciona como uma associação ou sequer um clube, sendo sim um grupo de amigos que se juntaram para partilhar uma paixão comum.

José Ribeiro é um dos veteranos do grupo. Caravanista desde 1980, este portuense tem instalação fixa no parque de campismo de Vila do Conde e a caravana sempre pronta para andar na estrada. Por fora ninguém diz que lá dentro há uma cama de casal, uma cozinha com electrodomésticos, casa de banho e arrumos. Tudo num espaço mais pequeno que a divisão de um apartamento.

O caravanista descobriu o fórum por acaso e hoje é um dos participantes mais activos. “Há sempre alguma coisa que ensinamos uns aos outros, como determinados truques”, conta ao Reconquista.

O caravanismo está longe de ser uma actividade para algumas idades, mas é para alguns bolsos, embora não pareça.

“Há aquela ideia que é um turismo de pobres e hoje em dia isso já não acontece”, afirma Francisco Ramos.

Ter uma boa caravana também não basta e os caravanistas preferem locais com casas de banho asseadas, espaço com sombra, solo limpo, bons acessos, bar, restaurante e supermercado. As condições dos parques em Portugal estão ainda aquém do que acontece na Espanha ou em França “mas nestes últimos anos há uma grande melhoria, quer em infra-estruturas, quer na formação dos recepcionistas”, diz o moderador do Fórum.

Por: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: