domingo, 24 de outubro de 2010

LIGA COVIFIL – 5ª JORNADA

Na jornada deste fim de semana a ADEP ultrapassou um poderosíssimo adversário, o Vitória de Sernache, assumindo-se cada vez mais como um grande favorito e a Atalaia mostrou estar uma máquina de bem jogar e de fazer golos.

A equipa do concelho do Fundão está realmente uma máquina de fazer golos nesta Liga Covifil. Depois dos 6-0 ao Oleiros, dos 5-1 ao Proença, desta vez infringiram 11-0 ao Vilarregense. Em apenas cinco jogos já marcaram 26 golos. É obra !
No jogo deste domingo tudo ficou mais fácil quando Diogo, guardião do Vilarregense, cometeu falta para grande penalidade, foi expulso e a sua equipa ficou a perder por 1-0. Tudo isto com apenas 10 minutos de jogo. Depois foi a grande superioridade da equipa da Atalaia a vir ao de cima e os golos a acontecerem com uma naturalidade que até custa a aceitar-se entre clubes que disputam o mesmo campeonato. Naturalmente, a equipa de João Trindade não tem culpa das fragilidades dos seus adversários e, fazendo aquilo que se espera que os atletas façam nos jogos, os golos acontecem com a maior das simplicidades. Foi um resultado que começou a desenhar-se aos 11 minutos, quando Ucha converteu em golo a grande penalidade que sobre ele cometeu Diogo, quatro minutos depois foi Janilson a elevar a marca pata 2-0, o autor do primeiro golo voltou a marcar, aos 25 minutos e Fábio Brito, que entrou no jogo poucos minutos antes, rendendo Prata, aos 42’ , colocou o resultado em 4-0. Foi com este resultado se chegou ao intervalo. Na segunda parte a superioridade da equipa da casa acentuou-se e o marcador voltou a mexer por mais sete vezes. Ruben fez o 5-0, Dos Santos introduziu a bola na sua baliza e colocou a Atalaia a vencer por 6-0. Fábio Brito marcou o 7º. 9º e 10º golo da sua equipa e quatro na sua conta pessoal. Ricardo Morais rubricou o 8º e para fixar o marcador final, Gonçalo, já em período de descontos marcou o 11º golo da tarde. Esta goleada pode vir a mexer com a equipa de Nuno Alves, no entanto era importante que o Vilarregense recuperasse rapidamente deste desaire por que o campeonato precisa desta equipa de Vila de Rei.

A ADEP ultrapassou um dos adversários mais perigosos deste campeonato. A equipa de Hugo Andriaça venceu em Cernache do Bom Jardim onde todas as outras equipas vão ter dificuldades em conquistar pontos. A formação de Penamacor chegou à vantagem no marcador, aos 34 minutos, através de Graça, que converteu uma grande penalidade cometida por um defensor da casa, num lance em que Pedro Silveiro rematou contra o braço do opositor mas que viria ser considerado, pelo árbitro do encontro, como tendo sido intencional. O Vitória bem tentou chegar ao golo do empate, mas viria a ser a ADEP a arrumar o jogo com a obtenção do segundo golo, por intermédio de Pedro Silveiro, a nove minutos do final da partida.

Em Pedrógão de S. Pedro a equipa de Xana regressou aos triunfos, mas teve que se superiorizar para virar um resultado que lhe esteve desfavorável. O Proença chegou à vantagem no marcador num lance de bola parada, obtido por Américo que bateu um livre de forma superior. Estavam decorridos 23 minutos. A resposta não se fez esperar e quatro minutos depois aconteceu o empate, por intermédio de Ricardo Santos. Ainda antes do intervalo a equipa de Pedrógão deu a volta ao resultado com um golo do central Nuno Reis. Na segunda parte a equipa da casa ganhou confiança e, aos 55 minutos matou o jogo com um tento de Lúdvico, uma vitória que assenta bem à formação de Xana.

O Alcains teve que se aplicar para conquistar os três pontos que disputou com o Oleiros. A formação de João Laia chegou à vantagem no marcador à passagem do minuto 8, por intermédio de Hélder Rodrigues, no entanto, a equipa de Oleiros, que não se deixou impressionar com este golo madrugador do CDA, foi em busca de melhor sorte e aos 25 ,minutos chegou à igualdade, por intermédio de João André. Foi com este resultado que se chegou ao intervalo. Na segunda parte o jogo teve momentos divididos, embora com maior predominância da equipa da casa. O Alcains conseguiu chegar ao triunfo, por Nuno Carvalheiro, que converteu uma grande penalidade que Quim Garcia cometeu aos 60 minutos.

No Teixoso a equipa da casa obteve a primeira vitória no campeonato, num triunfo que pode ser muito importante para que os jovens que compõem o plantel possam ganhar a confiança que lhe tem faltado em outros encontros. No jogo com Vila Velha de Ródão a formação de Paulo Serra conquistou os três pontos mercê de um golo de Tiago Felizardo apontado aos 52 minutos do encontro.

Em termos de tabela classificativa, a Atalaia do Campo lidera, só com vitórias, tem 15 pontos, mas ainda não folgou e a ADEP está na segunda posição com 12 pontos, também só com vitórias. Depois aparecem dois clubes, V. Sernache e Alcains, com 9 pontos, Proença tem 7, Pedrógão 6, Teixoso e Escalos 4, Oleiros 3 e Vila Velha de Ródão 1. Na última posição está o Vilarregense ainda sem pontos.

No próximo domingo vamos ter um grande confronto. Frente a frente vão estar os dois clubes que ainda não perderam no campeonato, é em Penamacor que vão jogar ADEP e Atalaia do Campo. Os outros jogos da 6ª jornada são: Proença – Alcains, V.V.Rodão – Pedrógão, Vilarregense – Teixosense e Escalos – V. Sernache.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: