segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Penamacor

Toneladas de pneus amontoados perto da vila

É um depósito ilegal de pneus perto de Penamacor. Câmara também o utiliza para despejar pneus em fim de vida. Empresas e particulares seguem o mau exemplo

É UM CASO
que exige intervenção urgente e foi levado à última sessão pública da Câmara de Penamacor por iniciativa da oposição. No sítio denominado “Curvas da Cardosa”, perto da vila de Penamacor e dos armazéns municipais, há um depósito de pneus velhos que representa um verdadeiro perigo ambiental.

Números exactos ninguém os tem, mas há quem garanta que ali estarão depositadas centenas de toneladas de pneus. Aquela espécie de depósito existe há vários anos e continua a assumir cada vez maiores proporções. Até a Câmara Municipal utiliza o local como depósito de pneus em fim de vida, dando assim um mau exemplo e ignorando as consequências que dele poderão resultar.

Foi esse, aliás, o alerta deixado na última sessão pública da Câmara. Vítor Gabriel, vereador da oposição, insurgiu-se contra “o desleixo” a que se chegou e apelou à Câmara para resolver o problema antes que possa ser tarde demais.

“Para além da questão ambiental e do impacto visual, há que ter em conta o perigo que aquela situação representa do ponto de vista dos incêndios”, alertou o vereador, recordando que se trata de “um depósito ilegal que funciona com o beneplácito da autarquia”. Vítor Gabriel, comparou, inclusivamente, aquele depósito de pneus a uma “bomba relógio”, alertando a Câmara para a urgência e perigosidade de uma situação que se arrasta, há anos, sem que sejam tomadas medidas.

O vereador chegou inclusivamente a ironizar sobre o assunto,recordando a promessa da maioria camarária de que o concelho de Penamacor acolheria (mas nunca chegou a acolher) uma unidade de reciclagem de pneus. Respondendo às críticas, o presidente, Domingos Torrão, informou então que “a Câmara está a negociar a retirada dos pneus daquele local”, embora sem adiantar grandes pormenores.


In "Jornal do Fundão"
(Leia toda a notícia na edição semanal)

Sem comentários: