segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dificuldades financeiras do privado atrasam arranque do projecto

Torrão admite novo parceiro no hotel de Penamacor

O início das obras chegou a estar previsto para Maio, mas o empresário pediu o adiamento para Setembro. A autarquia quer avançar e deixa a porta aberta a novos parceiros.


A Câmara Municipal de Penamacor poderá recorrer a outra empresa privada para construir o hotel, se o actual parceiro não conseguir cumprir a sua parte no projecto. A hipótese foi admitida pelo presidente Domingos Torrão no final da última reunião da autarquia.

A construção do hotel está nas mãos da Malcatur, uma sociedade detida maioritariamente pela empresa Martep, propriedade do empresário Carlos Barros, de Pombal. A Câmara Municipal de Penamacor é sócia minoritária.

“O que ele pediu (parceiro privado) foi o prolongamento do prazo para início das obras lá para finais de Setembro” confirmou o autarca Domingos Torrão, em declarações à Rádio Cova da Beira.

O inicio das obras estava marcado para Maio, mas o privado terá pedido o adiamento para Setembro, alegando dificuldades financeiras provocadas pela crise, explicou o autarca à rádio do Fundão. Domingos Torrão espera por isso novidades no próximo mês, afirmando que o projecto seguirá o seu caminho “com o parceiro actual ou com outro parceiro, que é uma das possibilidades”.

A Câmara Municipal de Penamacor confirma que já foi questionada pela Turismo de Portugal sobre o andamento do hotel, que é visto como um projecto âncora para o concelho. Domingos Torrão não esclarece se há outros empresários interessados na construção do hotel, mas diz que a hipótese está a ser estudada e acredita que a garantia de financiamento, obtida no ano passado junto do Turismo de Portugal, é um chamariz.

A construção do hotel de Penamacor está orçada em 6,3 milhões de euros, dos quais 3,3 milhões são financiados pelo Programa Operacional Factores de Competitividade, uma das iniciativas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O hotel será construído na Quinta do Cafalado, junto à estrada que liga Penamacor a Aldeia do Bispo, em terrenos adquiridos pela Câmara Municipal de Penamacor.


PS já tinha sugerido


A procura de um novo parceiro para a construção do hotel foi sugerida no último mês de Junho pela bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Penamacor. Na reunião que decorreu na freguesia de Aranhas, o líder da bancada socialista acusou o sócio maioritário da empresa Malcatur de ser o responsável pelo atraso do projecto.

“A câmara tem feito todos os esforços para que isto fosse aprovado e estamos a ver que o parceiro está comodamente sem ter pressas”, afirmou então Porfírio Saraiva, que é também líder da concelhia socialista.

Porfírio Saraiva chegou mesmo a sugerir que a autarquia liderada pelo também socialista Domingos Torrão deveria tomar uma atitude, assumindo as rédeas do hotel.

A construção do hotel de Penamacor resulta de uma promessa eleitoral assumida em 2001 na primeira candidatura de Domingos Torrão à presidência da câmara.
Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: