sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Associação apresenta ideias para os dias de Verão

Agosto com cinema em Aldeia de João Pires

A projecção de filmes é apenas uma das actividades promovidas pela Solidariedade sem Fronteiras, que prepara as festas de Setembro na aldeia.
O exterior da antiga escola primária de Aldeia de João Pires é durante o mês de Agosto uma sala de cinema. A ideia partiu da Associação Solidariedade sem Fronteiras, criada em 2009 e que tem sede nesta freguesia do concelho de Penamacor.
O filme “Amália”, com Sandra Barata Belo, foi a primeira fita a passar na rua, para uma plateia de cerca de 40 pessoas. As próximas passam nos restantes sábados, sempre às 21h30 e sem cartaz definido à partida. A sessão da noite será decidida na hora, de acordo com os gostos do público presente. E não faltarão as pipocas e os refrigerantes.
“A ideia surge no sentido de promover alguma coisa de diferente na aldeia e para todos”, explica Andreia Martins, dirigente da Solidariedade sem Fronteiras. A associação que começou por ficar conhecida através de projectos de apoio a países africanos quer mostrar serviço noutras áreas e por isso irá organizar este ano as festas da aldeia, que acontecem nos primeiros dias de Setembro.
“Não agimos só ao nível da solidariedade, mas também no desenvolvimento e cultura”, sublinha Andreia Martins.
A entrada nas sessões de cinema é gratuita, tal como as pipocas e os refrigerantes, embora as pessoas sejam convidadas a dar alguma contribuição para os projectos da Solidariedade sem Fronteiras.
A associação está ainda a colaborar com o Centro de Dia da Aldeia de João Pires, disponibilizando um animador que todas as sextas-feiras leva aos idosos actividades como exercício físico, artes plásticas e jogos.
A Solidariedade sem Fronteiras aderiu ainda ao projecto de Ocupação de Tempos Livres do Instituto Português da Juventude, tendo recebido várias candidaturas não só da aldeia, mas também de freguesias vizinhas.
Festa em Setembro
Pedro Goulão, o jovem de Castelo Branco que ficou conhecido pela participação no programa da TVI “Uma canção para ti”, é um dos nomes confirmados nas festas de Aldeia de João Pires, que a associação organiza. O acordeonista Miguel Agostinho inaugura o cartaz a 3 de Setembro e no dia seguinte há torneio de sueca, arruada com o grupo de bombos “Os baldões” e actuação do duo musical “Melo” e de Pedro Goulão.
O último dia de festejos terá um passeio de BTT e as actuações do Rancho Folclórico de Penamacor, da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires e do grupo “Geração Plus”, de Aranhas.
Depois de um ano de interregno, a Associação Solidariedade sem Fronteiras decidiu retomar a festa de Verão da aldeia “para continuar as tradições e ao mesmo tempo ter algum lucro para as suas actividades”, explica Andreia Martins. Os artistas presentes vão por isso actuar a preços simbólicos.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: