segunda-feira, 28 de junho de 2010

Jovens estudaram passado do concelho

Alunos criam DVD com história de Penamacor

Este foi um dos resultados do projecto “Penamacor na História e na Lenda”, que teve como protagonistas um grupo de estudantes do agrupamento de escolas do concelho.




Nove meses depois de terem começado a descobrir o concelho de Penamacor, os alunos de duas turmas do 12.º ano do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches apresentaram o resultado desse estudo. À partida tinham como objectivo editar um DVD, criar um blogue, uma exposição de fotografia e um guia de boas práticas. Os jovens não só cumpriram todos estes objectivos como ainda criaram um extra: um percurso pedestre que dá a conhecer a vila de Penamacor através dos seus monumentos mas também da riqueza natural, com particular destaque para a mata municipal.
O projecto “Penamacor na História e na Lenda” nasceu de uma parceria com Adraces - a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul. Este desenvolveu-se no âmbito da Área Projecto, uma área curricular em que os alunos trabalham em grupos e com temas definidos por si.
“No âmbito curricular é a primeira vez que realizamos um trabalho desta natureza”, conta Helena Pinto, a directora do agrupamento de escolas de Penamacor. Grande parte do trabalho desenvolvido pelos alunos aconteceu fora das salas de aula e para muitos destes jovens representou uma descoberta do seu próprio concelho.
Carla Salvado, aluna do 12.º ano de Línguas e Humanidades, admite que antes nem conhecia todas as 12 freguesias. “A maior parte das vezes nunca sabemos o que é que tem a história do concelho e de facto foi muito bom para isso, porque foi um empurrão para a descoberta do meu concelho”, diz a jovem de 19 anos.
“Este tipo de trabalho envolve muito mais os alunos do que os que são desenvolvidos só dentro da sala de aula”, reforça Helena Pinto.
O DVD vai ser distribuído num primeira fase por instituições do concelho e depois fora dele. O filme passa em revista alguns dos monumentos locais e evoca a figura do médico e cientista Ribeiro Sanches, através de uma curta-metragem que tem como actores os próprios jovens. A produção do DVD proporcionou a estes um dos momentos mais marcantes do projecto, quando o realizador Joaquim Leitão, que tem raízes familiares em Pedrógão de S. Pedro, se deslocou à escola para dar uma aula de cinema. Tiveram ainda formação ao nível da representação, com a ajuda da companhia de teatro Váatão, de Castelo Branco. Estes passos estão documentados no blogue do projecto, em http://penamacornahistoriaenalenda.blogspot.com/.
A existência de informação escassa e contraditória foi uma das maiores dificuldades encontradas pelos alunos. Quando se trata de descobrir o passado do concelho uma das fontes é o livro “O Concelho de Penamacor na história, na tradição e na lenda”, editado por José Manuel Landeiro em 1938. Carla Salvado diz que foi uma boa ajuda “mas depois, à conversa com as pessoas, chegámos à conclusão que muita da informação não estava correcta”. E assim não só aprenderam como também podem ensinar algo de novo a quem queira conhecer melhor o concelho.



Por: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: