quarta-feira, 9 de junho de 2010

Críticas no Dia do Concelho de Penamacor

Torrão quer fim de institutos públicos para equilibrar contas

O autarca penamacorense responde assim às críticas sobre o endividamento das câmaras, que ultrapassou os mil milhões de euros em 2009.

O presidente da Câmara Municipal de Penamacor aproveitou o Dia do Concelho para defender a extinção de alguns institutos públicos e entidades reguladoras, com vista ao equilíbrio das contas do país. O socialista Domingos Torrão responde assim às notícias segundo as quais uma em cada dez câmaras municipais estão na falência, com o endividamento total das autarquias a ultrapassar em 2009 os mil milhões de euros. Em declarações ao “Diário Económico” o secretário de Estado da Administração Local chegou mesmo a relacionar o triplicar do endividamento camarário com a realização das eleições autárquicas. Mas Torrão diz que há problemas maiores que o Estado não quer resolver, criticando aqueles que segundo ele “acham que o défice das contas públicas se resolve com a vida das autarquias”.

O autarca penamacorense argumenta que só uma das empresas públicas tem 3 mil milhões de divida, o triplo dos mais de 300 municípios existentes no país. E para ajudar a resolver o problema da dívida pública sugere a extinção de alguns institutos públicos “que não fazem falta para nada”.

Em relação à crise económica, Torrão defende o direito à indignação “com um conjunto de situações para as quais não contribuímos, antes pelo contrário”. E dá como mau exemplo da gestão do Estado o caso do Regadio da Cova da Beira, fazendo-o em tom de ironia.

“Ao fim de 30 anos não conseguimos desbloquear isso então a culpa é de quem? É capaz de ser dos autarcas”, afirmou em tom crítico.

Sem o poder local, diz Domingos Torrão, “nós não teríamos o país que temos, continuaríamos com mais assimetrias entre o litoral e o interior”.

A sessão solene do Dia do Concelho de Penamacor foi uma das iniciativas para celebrar a data, que teve ainda a inauguração de uma exposição no Museu Municipal, uma palestra e a entrega de medalhas de bons serviços aos funcionários da câmara com 25 anos de casa.

Com Rádio Cova da Beira.

Por: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: