sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Repto lançado pela associação Adraces

Alunos da Ribeiro Sanches preparam DVD sobre o concelho

A ideia vai ser desenvolvida ao longo do ano lectivo por um grupo de jovens de 17 e 18 anos e pretende despertar o interesse pela história e cultura local.

O património do concelho de Penamacor vai ser estudado até ao final do ano lectivo por um grupo de alunos finalistas do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. O projecto “Penamacor na História e na Lenda” é inédito a vários níveis no concelho, a começar na edição em DVD. É também a primeira parceria que a escola faz com uma associação no âmbito da Área Projecto, uma área curricular em que os alunos trabalham em grupos e com temas definidos por si.
A iniciativa foi proposta à escola pela Adraces - a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul – e inserida no Programa Juventude em Acção. O trabalho começou em Setembro, mês de inicio do ano lectivo, com os primeiros passos da elaboração do projecto. Esta fase irá decorrer até ao final do primeiro período, por altura do Natal, com os alunos a distribuírem-se pelos temas, que têm em comum a ligação ao património. Os da área de letras vão trabalhar o património histórico-construído ou imaterial (como a etnografia), enquanto os colegas de ciências focam o trabalho no património natural. Esta é a regra mas há espaço para a excepção.
“Uma aluna da área científica está a trabalhar o património imaterial”, exemplifica António Canoso, o professor responsável pela Área Projecto. A acção envolve 15 jovens que tomam praticamente todas as decisões, o que na perspectiva do professor acaba por ser mais motivante para eles.
Depois das férias do Natal e do Ano Novo começa a fase da concretização e o último período, que arranca depois da Páscoa, é o da apresentação. O projecto termina em Junho de 2010 com a apresentação do DVD, mas António Canoso espera que não fique apenas por esta iniciativa.
“Não está descartada a hipótese de fazer outras actividades complementares”, diz o professor, que aponta exemplos como uma feira de sabores ou a elaboração de percursos pedestres. Tudo ideias que podem pegar.
Para Helena Pinto, a presidente do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, o projecto é mais uma oportunidade para abrir a escola à comunidade, mostrando que esta não é um gueto.
“Penso que vai permitir coisas muito interessantes e que vai ultrapassar as fronteiras do concelho de Penamacor”, diz a professora. Mas é também encarado como uma forma de dar a conhecer o concelho a quem é de lá, porque a informação é pouca e a que existe encontra-se algo desactualizada, como “O Concelho de Penamacor na História, na Tradição e na Lenda”, o livro de José António Landeiro publicado em 1938.
“Não há muito mais (…) este vai de certeza dar-nos a conhecer aspectos novos do nosso património histórico, cultural e ambiental”, espera Helena Pinto.
Para a elaboração do DVD os jovens da Ribeiro Sanches vão contar com acções de formação ao nível da dicção, colocação de voz e técnicas de representação. Está ainda prevista a construção de um blogue e uma exposição de fotografia, entre outras iniciativas que vão sendo pensadas em colaboração com o Pólo Raiano da Adraces, que fica na vila.
Para a associação esta colaboração assenta que nem uma luva na sua estratégia. António Realinho, director-executivo da Adraces, diz que a ideia é cada vez mais “fazer iniciativas que envolvam as pessoas que estão nos concelhos, nomeadamente as mais novas”.
“Estas terras, como Penamacor, têm futuro, mas tem de ser um futuro feito pelas pessoas que lá estão”, diz Realinho, que entende ser necessária a valorização de recursos como a Serra da Malcata e o seu lince ou os produtos tradicionais. Em Junho de 2010 se verá como o fazem os jovens do concelho.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: