segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Associação dos Escoteiros de Portugal escolhe região

Escoteiros instalam campo nacional na Malcata

O Centro de Actividades Escotistas será construído na aldeia de Meimão, no concelho de Penamacor. O protocolo já foi assinado mas falta o financiamento.

A Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) escolheu a zona da Serra da Malcata para instalar o seu Centro de Actividades Escotistas. A estrutura de âmbito nacional vai ficar a cerca de um quilómetro de Meimão, uma aldeia do concelho de Penamacor. O protocolo para a construção foi assinado no último fim-de-semana entre a AEP, a Junta de Freguesia de Meimão e a Câmara Municipal de Penamacor.
O centro terá dormitórios, cozinhas, zona de refeição, sala de actividades e instalações sanitárias preparadas para cerca de uma centena de pessoas, de acordo com o projecto exposto no dia da assinatura.
As autarquias não esperaram pelo acordo no papel para avançar com as primeiras obras, asfaltando o caminho e instalando água e luz no local.
“É uma grande ajuda para o projecto se desenvolver ainda mais rápido”, diz Francisco Campos, o presidente da Junta de Freguesia de Meimão, proprietária dos terrenos.
Com esta atitude, as autarquias quiseram fazer ver à AEP que estavam muito interessadas em ter o centro no concelho de Penamacor, já que havia outros concelhos que o pretendiam.
“Dentro das alternativas existentes esta foi a mais interessante, pelo facto de ter uma barragem junto ao parque e de estar junto de uma reserva natural”, diz o chefe nacional da AEP, Nelson Raimundo. O campo previsto para Meimão é o segundo da associação, que possui uma estrutura na Costa de Caparica, no concelho de Almada. O objectivo é ter um centro de actividades junto à montanha.
O espaço pretende acolher acampamentos e acções de formação para dirigentes e jovens escotistas, estando ainda aberto a associações de outros países. Na Costa de Caparica a AEP já recebe jovens de vários pontos da Europa, relação que pretende estreitar no novo campo, que ficará localizado a poucos quilómetros da fronteira.
“Nós temos uma colaboração muito forte com as duas associações espanholas que utilizam de forma regular o nosso espaço na Costa e que certamente irão utilizar este”, espera Nelson Raimundo.
Outros dos beneficiados será o Grupo 163 de Penamacor da AEP, que ficará com o parque à sua disposição, diz o dirigente nacional.
Barragem espera turismo
Apresentada a ideia e assinado o acordo falta apenas o financiamento. O Centro de Actividades Escotistas de Meimão será candidato ao programa Leader, gerido pela Adraces, a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul.
António Cabanas, vice-presidente da Câmara Municipal de Penamacor, diz que o facto de no projecto estar envolvida uma associação nacional como a AEP é um argumento forte para conseguir o financiamento. O centro é também visto como uma alavanca ao aproveitamento turístico da albufeira da Meimoa, algo que a autarquia persegue há muito.
“Temos uma barragem com 30 anos, uma reserva natural (Malcata), mas tem falhado o desenvolvimento turístico”, assume o autarca.
A lacuna poderá ser invertida com este centro e outro conjunto de obras já aprovado no âmbito do programa de cooperação transfronteiriça Interreg. A meta é a criação de estruturas como uma piscina flutuante, espaço de restauração, casas em madeira (bungalows) e de percursos terrestre e aquáticos, com barcos de recreio.
Outra aposta é a observação de aves (Birdwatching), actividade que a autarquia quer potenciar com a instalação de plataformas flutuantes para que as aves possam nidificar na barragem.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: