segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

CAMPEONATO DISTRITAL - 9ª JORNADA


A jornada número nove fica marcada pela derrota, surpreendente, da equipa do Águias do Moradal, em sua casa perante o sensacional Valverde. A equipa do concelho do Fundão foi eficaz e mostrou que os jovens que Micas comanda têm muita qualidade e sobretudo, muita garra e determinação.

A equipa de António Belo não conseguiu encontrar os argumentos que lhe proporcionasse ombrear com a equipa de Valverde. Todos sabemos do potencial da equipa do Estreito, sabe-se do valor dos jogadores que compõem aquele grupo de trabalho, mas também se sabe que a formação do Águias é uma equipa " cocha " desde que Nuno Alves decidiu deixar a equipa do Pinhal. O Águias tarde em encontrar um homem golo e isso têm-se feito sentir em alguns jogos.
Como desse facto não tem culpa a formação de Valverde, esta limitou-se a fazer o que sabe e, pelo resultado alcançado, soube fazer bem. O único golo da partida foi apontado quando todos se preparavam para ir para descanso. Foi exactamente aos 45 minutos que Pina desferiu o remate certeiro e que deu a conquista dos três pontos. É verdade que ainda faltava uma parte por inteiro para que os da casa pudessem inverter este resultado, mas, Valverde, que tem a melhor defesa do campeonato, com apenas dois golos sofridos, não se deixou atemorizar e conseguiu aguentar a pressão final que o seu adversário exerceu, defendendo com galhardia a sua baliza. A equipa do Estreito haveria de terminar o jogo com 10 unidades por expulsão de um seu jogador, quando faltavam para ser jogados 5 minutos mais os seis de descontos dados pelo árbitro.
O líder, Atalaia do Campo, que cada vez mais se perfila como um sério candidato à vitória no campeonato, pelo que joga e pelo conjunto de jogadores que formam o seu plantel, recebeu e venceu a formação do Vilarregense por 3-0, com o resultado a ser alcançado na primeira parte, com golos de Edmilson, Hugo Brito, na conversão de uma grande penalidade cometida sobre Spranger, e um auto golo de um dos jogadores de Vila de Rei. Foi uma vitória fácil perante uma equipa que deu muito boa conta do recado e que tem jogadores muito interessantes e que pode fazer um campeonato muitíssimo melhor que aquele que fez na época passada.
A Desportiva do Fundão brindou a formação de Pedrogão de S.Pedro, com uma goleada que de todo não era previsível. Não era previsível por conhecermos a grande maioria dos jogadores de Pedrogão e a qualidade desses jogadores, no entanto existem tardes em que mais valia não saírem de casa. Também neste caso a Desportiva não tem culpa da falta de acerto do seu adversário. Jogou o que sabe e os golos aconteceram de forma quase natural. Abriu o marcador Rui Paulo, depois Cristiano fez três golos seguidos, colocando o resultado em 4-0 e, para fecho do marcador, Nuno Batista, na conversão de uma grande penalidade, elevou para o 5-0 final.
A formação de Alcains foi ao Teixoso e venceu facilmente por 3-1. Quinzinho foi o primeiro a marcar, depois Ricardo Costa aumentou para 2-0, Luís Pedro ainda reduziu, na sequência de um penalti e Manoel fez o resultado final, de 1-3.
Nos restantes jogos a saliência vai para a goleada do Vitória de Sernache sobre a Lardosa, por 7-0, com golos de Rui Domingues, que apontou dois, Miguel Farinha, Paulo Lopes, Dani, Nuno Alves e ainda deu para um auto golo do guardião contrário.
Em Escalos de Cima a equipa de Paulo Macedo venceu a formação da Póvoa de Rio de Moinhos, por 3-1 e o único empate da jornada registou-se na partida entre os vizinhos de Proença e Oleiros, terminando o jogo exactamente como começou.
Como já se disse a Atalaia do Campo lidera o campeonato, com mais um ponto que Desportiva do Fundão e dois sobre o sensacional Valverde e quatro para a dupla: Alcains e Águias do Moradal.

Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: