segunda-feira, 3 de julho de 2017

MALCATA GANHA DUAS PORTAS DE ACESSO

Rádio Cova da Beira

Os municípios de Penamacor e Sabugal apresentaram uma candidatura conjunta, no valor de 400 mil euros, para dotarem os respectivos concelhos de uma porta de entrada na Reserva Natural da Serra da Malcata. No caso de Penamacor o centro interpretativo da Malcata ficará situado num edifício que já existe, junto à torre de menagem, e que vai ser requalificado e adaptado.

“Pretende ser um centro interpretativo da paisagem, é o primeiro cartão de visita para o turista quando chegar ao nosso território na promoção e na abordagem ao património natural que temos na Malcata”.
Segundo o presidente da câmara de Penamacor o bom relacionamento que existe neste momento entre os dois municípios e o ICN-F vai permitir tirar partido de todo o potencial turístico que tem a Malcata “esperemos ter aqui finalmente um aproveitar deste potencial e que, sinceramente, no passado não foi aproveitado da melhor forma porque é um paraíso natural fabuloso, único em Portugal, e que as condicionantes de acesso que têm sido aplicadas no terreno são desajustadas ao potencial que tem a serra”.
O autarca espera que os dois centros interpretativos da Malcata, em Sabugal e Penamacor, que terão conteúdos interactivos e vão permitir visitas virtuais à fauna e flora da Malcata, sirvam de portas de entrada à visitação na Reserva Natural onde além de novos empreendimentos de turismo rural existe uma rede de percursos pedestres e de BTT.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: