sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

VERBAS EM ATRASO DESDE SETEMBRO

Rádio Cova da Beira

O presidente da direcção do lar D. Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor, mostra-se preocupado com os atrasos de pagamento por parte da ARS do centro relativos à unidade de cuidados continuados da instituição.

Aproveitando a recente visita do ministro da solidariedade ao concelho, Domingos Torrão abordou o assunto e recebeu garantias de que a situação pode ser regularizada em breve “aquilo que me foi transmitido é que já existe, por parte do ministério das finanças, que as contas da rede de cuidados continuados que é aquilo que está mais em atraso sejam regularizadas. Neste momento a ARS deve-nos já o mês de Setembro e para uma instituição como esta é extremamente complicado manter a nossa actividade com este tipo de atrasos”.
Para além da regularização de verbas por parte da ARS do Centro, que desde Setembro do ano passado que não liquida as comparticipações ao lar, Domingos Torrão manifesta ainda o seu lamento pelo facto de a instituição não ter recebido qualquer apoio por parte da câmara de Penamacor ao longo deste mandato “durante este mandato ainda não recebemos qualquer comparticipação da câmara municipal para nada e isso significa que as coisas se tornam complicadas. Às vezes é fácil falar mas a obra foi feita, é considerada uma unidade de excelência em toda a região centro, é a própria entidade coordenadora regional que o frisa mas como é evidente este tipo de instituições precisa sempre do apoio do resto das instituições do concelho”.
De acordo com o presidente da direcção do lar a chegada desse apoio é determinante para que a instituição possa levar por diante alguns projectos que tem em mente como a requalificação e alargamento, de 27 para 56 camas, da estrutura residencial para idosos que está a funcionar na quinta da Senhora do Incenso.

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: