segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Penamacor: Bombeiros agradecem a Pina Ferraz

A benemérita ofereceu os primeiros carros e as primeiras ambulâncias aos bombeiros de Penamacor que fazem agora 79 anos.

Porfírio Saraiva (à esq.) com o presidente da Câmara Municipal de Penamacor e o administrador do Instituto Pina Ferraz. Foto AHBVP


A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Penamacor assinalou os 79 anos de existência com uma homenagem a Carlota Pina Ferraz, que em 1952 fundou o instituto com o nome da família.
A direção decidiu dar o seu nome à sala de reuniões da direção, onde se encontra um retrato da benemérita.
“Nós temos uma relação muito grande com o Instituto Pina Ferraz e viemos a saber, embora não haja atas, que os primeiros carros e as primeiras ambulâncias foram dados pela dona Carlota Pina Ferraz”, diz Porfírio Saraiva.
O presidente da direção dos bombeiros penamacorenses diz que o instituto “ainda hoje apoia os bombeiros sempre que é necessário, seja monetariamente ou com outro tipo de ajuda”, dando como exemplo uma das edições da caminhada solidária que destinou toda a receita para os bombeiros.
A um ano de celebrar 80 de vida a associação humanitária continua a sonhar com a ampliação das instalações, que possa permitir a criação de mais espaço para albergar as viaturas.
O projeto apresentando a fundos comunitários não chegou a bom porto e a direção aguarda uma nova oportunidade para o fazer, sabendo desde já que terá de reformular a proposta para incluir salas de formação informatizada.
Nas viaturas as necessidades têm sido resolvidas, embora haja veículos com muitos quilómetros.
No final deste mês os bombeiros vão receber uma nova ambulância adquirida graças a uma angariação de fundos promovida pela comissão de festas da aldeia do Meimão.
Esta comissão angariou cerca de 20 mil euros, com a câmara municipal a entrar com semelhante verba.
Em dezembro já tinham recebido uma viatura de transporte de doentes doada por Otília Telo, de Aranhas.
A câmara municipal também adquiriu um espalhador de sal que colocou à disposição dos bombeiros, para menorizar os efeitos do gelo nas estradas para as freguesias de Benquerença e Salvador.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor foi fundada a 24 de janeiro mas comemorou o aniversário no domingo, dia 29, também com a atribuição de medalhas aos bombeiros.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: