quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

PENAMACOR ASSINALOU DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO

Rádio Cova da Beira

O salão polivalente da Biblioteca Municipal de Penamacor acolheu no sábado, 4 de Fevereiro, uma acção de sensibilização para a prevenção do cancro. A iniciativa, que registou boa adesão da população, foi organizada pelo grupo de voluntariado de Penamacor da Liga Portuguesa Contra o Cancro em parceria com o núcleo regional do Centro da LPCC.

Em 2016, o cancro matou 8,8 milhões de pessoas em todo o mundo. No mesmo ano, e de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os tumores malignos foram a causa de morte de um em cada quatro portugueses. Os cancros mais frequentes em Portugal são o colorretal, o da próstata (nos homens), o da mama (nas mulheres) e o cancro do pulmão.
Na sessão em Penamacor, Diana Gonçalves, da unidade de voluntariado do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro) recordou que esta é uma luta que deve mobilizar toda a gente
"É uma luta que é de todos porque cada vez conhecemos mais pessoas, familiares e amigos, que têm esta doença. O Núcleo Regional do Centro da LPCC tem em cada concelho um grupo de voluntariado, em Penamacor representada pela D. Maria Amaral, voluntária há mais de 40 anos, que têm como objectivo sensibilizar a comunidade em que estão inseridos", afirma aquela responsável.
A iniciativa contou ainda com a presença Cremilda Sousa, obstetra e ginecologista, que chamou a atenção para os mitos e ideias erradas que existem acerca do que é o cancro, que é a segunda causa de morte no mundo, apenas suplantada pelas doenças cardio vasculares. A directora do serviço de obstetrícia do Hospital Sousa Martins (Guarda) destacou ainda o facto de 400 mil pessoas já sobreviveram ao cancro em Portugal, um número significativo, mas temos sempre vontade de mais", defendeu a clínica.
O Coro da Academia Sénior de Penamacor actuou no final da iniciativa. 

c/ Luís Seguro

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: